sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Varie a Receita do Miojo

Conforme prometido vai aí o post do Miojo...


Eu não me conformo, mas mesmo depois de tantas dicas de culinária ainda tem gente que passa dias comendo miojo. É o alimento mais adorado de 10 entre 10 pessoas que moram sozinhas. Tudo bem que é prático e tal, mas tenha dó do seu paladar! Pensando em vocês dei uma vasculhada por aí e encontrei dicas deliciosas para os que não podem contar com os dotes culinários da mamãe poderem variare o cardápio sem ter muito trabalho e gastando pouco!
INGREDIENTES QUE FAZEM A DIFERENÇA!
Fazer miojo apenas com o tempero que acompanha o macarrão é igual ir à praia de madrugada: não tem freezer e nem lugar pra sentar... ou seja, não tem graça nenhuma.
A lista abaixo mostra alguns ingredientes que você encontra em qualquer geladeira, inclusive dos solteiros e solitários e que podem fazer a diferença na hora de deixar seu miojo mais descolado:
  • Requeijão: É só jogar por cima quando o miojo estiver pronto, pra mim é a melhor variação que existe.
  • Catchup: Acreditem catchup fica muito bom com miojo (aliás no arroz ele substituí até o feijão).
  • Cenoura, cebola e legumes em geral: Geralmente quem mora sozinho não curte esse tipo de alimento, são poucos os casos.. para alguns servem apenas pra deixar o prato colorido, não no meu ponto de vista, mas vá lá...
  • Calabresa/Salsicha: Esses ingredientes podem ser consumidos cru então se você quiser não precisa nem ter o trabalho pra fritar basta jogar alguns pedaços no meio do macarrão na hora que estiver preparando.

  • Farofa Pronta: Essas farofas são fantásticas, deixam o miojo com cara de macarronada e dão um puta sabor.
  • Bacon: Dá um pouco de trabalho fritar.. mas fica bom..
  • O tempero pronto: Não sei se é verdade mas dizem que o tempero que acompanha o miojo faz mal devido a quantidade de conservantes e sal presente. Na minha opinião aquele tempero é muito forte eu sempre acabo usando apenas metade.

Acompanhamento: Às vezes o simples fato de ter uma coca-cola bem gelada já faz a diferença na hora de detonar o seu miojo, se for final de semana uma cervejinha cai muito bem ou em alguns casos nada como umas caipirinhas.

Algumas receitas pra quem puder esperar mais do que os três minutos e quiser realmente diversificar o miojo:

Lasanha de Miojo:

Ingredientes:
3 pacotes de miojo
2 latas de molho de tomate
Pitadas de Sal
Presunto e mussarela (+ ou – 250 gramas)
Queijo ralado (qlqr quantidade que tiver na geladeira)
01 Cx de creme de leite (opcional)
06 Latas de cerveja.

Modo de preparo:
Ferva o molho de tomate com duas pitadas de sal e água. Use a lata do molho de tomate pra tirar a mesma medida de água. Abra uma cerveja e tome o primeiro gole enquanto espera ferver o molho.
Quebre as placas do miojo ao meio. Coloque numa assadeira preenchendo todo o espaço e jogue um pouco do molho por cima (Nesse momento tome cuidado pra não se queimar, afinal você já bebeu a cerveja). Faça uma camada colocando Queijo e logo em seguida uma de presunto.
Coma um pedaço do presunto e abra outra cerveja. Se quiser pode usar creme de leite entre as camadas.
Vá repetindo o procedimento até terminar todas as camadas possíveis, na cobertura final você deve colocar primeiro o presunto e depois o queijo. Jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno pro aproximadamente 20 minutos.
Enquanto espera os minutos pode ir tomando as cervejas.


Miojo com Frango e Bacon

Ingredientes:
300 g de peito de frango em pedaços
100 g de bacon
2 pacotes de miojo sabor queijo
1 lata de ervilha
3 ovos
Polpa de tomate (1/2 caixa pequena)
Queijo ralado
Cebola cortadinha
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Macarrão: Cozinhe o macarrão por cerca de um minuto, e acrescente os ovos e dê uma leve mexida
Em seguida acrescente as ervilhas e depois coe e reserve
Molho: Refogue a cebola, o bacon e os pedaços de frango,
Após fritar bem, adicione a polpa de tomate e depois o macarrão, acrescente por último o queijo ralado
Sirva em uma travessa, pode decorá-la com rodelas de tomate


Miojo com Legumes

Ingredientes:
1 pacote de miojo, sabor legumes
1 cenoura picada (pequena)
1 batata picada (pequena)
1 chuchu picado (pequeno)
1/2 lata de milho
1 lata de sardinha grande
Cheiro verde a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe a cenoura, a batata e o chuchu
Acrescente o miojo e deixe cozinhar
Acrescente o milho, a sardinha e o cheiro verde
Tempere a gosto


Miojo com Requeijão

Ingredientes:
Miojo
Requeijão
Queijo ralado

Modo de preparo:
Colocar o miojo em água fervente e deixar cozinhar por 3 minutos, desligar o fogo, retirar o excesso da água, misturar o pó de tempero na água e então mexer o macarrão (mas não muito se não fica uma papa), tampar a panela e deixar por mais 5 minutos. Nesse tempo o miojo termina de cozinhar no vapor e absorve o sabor pelo líquido. Depois é só escorrer o macarrão e pronto! O miojo não fica molenga e o tempero se mistura por completo no macarrão, é uma delícia fazer assim! Para incrementar quando o miojo já está no prato eu misturo uma colher de sopa de requeijão e jogo queijo ralado por cima, fica ótimo e prático!

Miojo do Lula

Ingredientes:
1 pacoti di miojo, qualquer um serve, desde que tenha miojo dentro (hê, hê, hê...)
2 dois denti di alho
2 garrafa di cachaça da boa
14 kilo de picanha
çal grosso.

Modo de preparo:
Coloqui o çal na picanha e ponha na churrasqueira, quando estiver quase nu ponto, comece a preparar o miojo du jeito que mandam você fazê na imbalagi du miojo, só que no lugar da água, coloque trêis copo e meio di cachaça. Enquanto prerara o churrasco e o miojo, vai bebendo o resto da cahcaça. Quando tudo tive pronto, é só cume. Depois de bebê toda a cachaça, mastigue os dois denti di alho que é prá dispistá o bafo, sabe como é essa imprença maldoza qui só qué mi dirrubá, mesmo quando eu num sei di nada cumpanhêro.

Essa receita serve pelo menos duas pessoa, só que quanto mais eu bebo os pessoa aumenta.


Miojo Machista

“Salut a todos os aprreciadorres da boa comida! Este receita foi enviado pelo Léo, marrido da Catarrina na novela "A Favorita"... (homenagem à brilhante interpretação de Jackson Antunes)

É o seguinte, esse negócio de cozinha é coisa de mariquinha tá sabendo. Macho que é macho não sabe o que é fogão, aliás, só sabe o que é prá mandar a mulher prá ele... E é prá ajudar os colegas machos desse meu Brasil a não passar fome que eu resolvi mandar essa receita de miojo que eu mesmo ensinei prá minha esposa Catarina.”

Ingredientes:
*dois pacotes de Miojo de qualquer sabor
*meio quilo de carne moída (qualquer carne, porque macho que é macho come qualquer coisa)
*quatro cebolas roxas
*azeite
*cinco tomates
*um balde
*três pacotes de gelo
*12 latas de cerveja
*uma garrafa de cachaça que preste
*1 mulher

Modo de preparo:
Coloque as cervejas e o jelo num balde e abra a garrafa de cachaça. jogue os outros ingredientes na cozinha e tranque a porta. Beba a cerveja junto com a cachaça enquanto assite um jogo de futebol qualquer. Ao final do primeiro tempo ou das cervejas (o que acabar primeiro), abra a porta da cozinha e a gororoba vai estar pronta. Coma à vontade enquanto bebe o resto das cervejas e da cahaça. Se a bebida acabar, mande a mulher na padaria comprar mais.
Não gostou não? Vai encarar? Vai encarar?

Serve até um idiota.

Bolo de Miojo

Ingredientes:
2 embalagens de Lámen Tradicional Sabor Legumes
3 ovos
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de margarina
½ copo de requeijão (125g)
½ xícara (chá) de milho verde
3 colheres (sopa) de mussarela ralada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Cozinhe o Lámen Tradicional Sabor Legumes conforme as instruções da embalagem por 2 minutos. Escorra, polvilhe com os envelopes de tempero. Reserve.
Bata na batedeira os ovos até dobrarem de volume. Reserve. Doure a cebola na margarina. Acrescente o macarrão reservado, o requeijão, o milho, a mussarela e misture com cuidado. Junte os ovos batidos, o fermento e misture delicadamente. Unte e enfarinhe uma forma de furo central (pequena). Coloque o queijo parmesão ralado no fundo da forma e a mistura de macarrão. Leve ao forno (médio) por 25 minutos. Desenforme e sirva a seguir.
P.S.: Não provei!!!!!!


Bom, acho que tem dicas aqui pra uns dois meses comendo miojo, no terceiro mês vocês podem entrar nos links abaixo e pegar mais receitas caso até lá não tenham aprendido a cozinhar comida de verdade!



Enquanto isso fiquem com os últimos lançamentos do macarrão instantâneo mais comido do mundo:







 Sem comentários!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Porque Abaixar a Tampa do Vaso?

Passeando por blogs afins descobri o da Arine-Chan Cada Ovo Comido é um Pinto Perdido e vi coisas bacanas por lá... nem tudo vai, mas ela é muito inteligente e tem uns post bem legais! Um deles tive que trazer pra vocês porque é de utilidade pública. Percebi que nunca fui neurótica como eu pensava quando ao usar banheiros públicos onde as privadas não têm tampas tinha que fazer uma ginástica para disparar a descarga com o pé (de longe e de salto, aff!!) e ainda sair correndo de boca fechada e sem respirar! Ufa!!! Graças a Deus livrei meus pulmões e meu organismo de um monte de bos... porcaria! Veja só o que ela diz:


"Existem umas coisinhas que sempre aparecem nas reportagens do Dr. Dráuzio Varela no Fantástico chamadas Coliformes Fecais. São 'bactérias presentes no intestino de animais de sangue quente', segundo a Wikipedia. Segundo eu mesma, são coisinhas toscas que só pelo nome já me deixam arrepiada de nojo.

Quando você dá descarga e não abaixa a tampa do vaso, esses C.F (coliformes fecais) se proliferam pela atmosfera do seu banheiro e pousam nos seus objetos, nas suas roupas, na sua toalha de banho e de rosto, na sua esponja de banho e, principalmente, na sua escova de dentes. (Também não é paranóia NUNCA deixar minha escova de dentes fora da caixinha e exposta!Sabe aqueles copinhos com os buraquinhos de colocar as escovas da família inteira? Corra no banheiro e jogue fora agora mesmo!)

Então a resposta à pergunta 'por que abaixar a tampa do vaso antes de dar descarga?' é: para que os C.F. não fiquem flutuando pelo seu banheiro e contaminando tudo!
Se você ainda não acredita, faça um experimento: jogue suco de uva concentrado no vaso (ou outro líquido bem colorido), e ao invés de abaixar a tampa, coloque um papel toalha em cima.Dê descarga e veja se a água colorida não espirra no papel toalha. Se isso acontece com a água, imagine com os tais C.F.

Quer outro motivo?

Imagine que você está na casa da sua namorada, e deixou a tampa do vaso levantada. Não contente em deixar a tampa, você também deixou o assento levantado. Assinale qual a alternativa que mais se assemelha ao pensamento que vem à cabeça dela quando ela entra no banheiro e se depara com essa cena:
a. Nossa, ele deixou a tampa E o assento levantados. Tadinho, ele é distraído...
b. Meu Deus, um duende veio aqui e deixou a tampa E o assento levantados. Meu namorado não tem nada a ver com isso.
c. PQP, #%$&, não acredito que esse mané deixou a tampa E o assento levantados DE NOVO, que saco!

Quem marcou a alternativa C, tem 99% de chance de estar certo (Principalmente se essa for a 14ª vez!). Porque, se tem uma coisa que irrita muito a mulherada, é entrar no banheiro e dar de cara com aquele vaso com a tampa arreganhada, quase dizendo pra você: "vou te engolir, chega perto pra você ver!" (Será que meu maridinho vai ler isso!?)
Divertido: Placa de banheiro feminino, é claro!

Então, se você não quer queimar o filme com a sua namorada, a sua cunhada e a sua sogra, abaixe o assento e a tampa sempre que usar o vaso sanitário.

Nós, mulheres, agradecemos. E isso vale pra sua casa também, afinal, sua mãe e suas irmãs também merecem esse tipo de consideração.
Parece que esse post ficou muito direcionado pros meninos né? 

Não é que não tenha meninas que não deixem a tampa levantada, mas a gente imagina (e espera) que o número seja bem menor...
Ah, e para finalizar: não esqueça de lavar bem as mãozinhas!




sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como Usar os Temperos Frescos da sua Horta Caseira

Bem, agora que você já fez a sua hortinha caseira seguindo as dicas do post anterior, precisa saber para que serve cada uma daquelas mudinhas que plantou. Veja abaixo a descrição de cada uma delas, suas características e utilizações:




ALECRIM: Erva aromática do Mediterrâneo. Cultivado principalmente na Itália, Espanha e Grécia. Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos, sopas (principalmente as ervilhas e de tartaruga), omeletes. As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes   
Alecrim
de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que alecrim é forte. Usa-se também no preparo de frutos do mar.  
Principais utlizações:  Beringela, patês, coquetel de marisco, Minestrone e sopa de tomate, Batatas, couve-flor ou tomates, Omeletes, ovos recheados, Cozido de carne, assado de porco, frango, Peixes grelhados e cozidos, marinadas, Molho Branco para legumes, molho a bolonhesa, vinha-d'alhos, Suco ou salada de frutas e biscoitos;


CEBOLINHA: A irmã caçula de cebola; cresce no clima fresco do hemisfério 
Cebolinha
norte. Diferindo dos seus irmãos, seu sabor é delicado e agradável. Use em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e no minestrone. Vai bem em pastas de queijos e sobre pratos de forno. Não deve faltar em vinhos d'alhos e saladas.  

Principais utlizações:  Patês, Minestrone e macarrão, Salada de batata, Omeletes, Carnes e frango, Peixes, Molhos em geral, vinha d'alhos;



HORTELÃ: existem algumas variedades. A mais conhecida é aquela plantinha rasteira. Sua folhinhas aromáticas são geralmente usadas frescas. Mas podem ser guardadas secas também.

Hortelã

Principais utilizações: Excelente no tempero de molhos para salada, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques (mint julep). Faz licor saborosa para se tomar com moído. Vai bem em geléias também. 



MANJERICÃO: Tempera muito bem carnes, assados, sopas e alguns tipos de conservas. Genial em peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados. Pode ir na vinha d'alhos; sabor a aroma fortes. Vá com calma até conhecer bem. Tenha sempre um pé no quintal ou em um vaso.  
Manjericão

Principais utlizações:  Beringela e pimentão, Sopa de tomate, pizza ( no lugar do orégano), Arroz, saladas verdes ou de legumes, vagem, Omeletes com tomate, Recheio para frango, peru, vitela, carne de porco, pão de carne, Com manteiga para cobrir peixes e lagosta, Molho de tomate e vinagrete;



MANJERONA: Pouco mais suave que a alfavaca, excelente em pratos de carne, peixes, camarões, molhos. Essencial na vinha- d'alhos. Dá um gostinho especial ao molho para saladas, verduras refogadas, omeletes, caldos de carne, ensopados, cogumelos. As folhas secas também são usadas para os 
Manjerona
mesmos fins. Parece um pouco com orégano.  

Principais utlizações:  Maionese e patês, Sopa de batata, consomê de cebola e pizza, Suflê de batata, legumes cozidos, cenoura, Omeletes, ovos mexidos, salada de ovos, Carne moída, frango grelhado e lombo, Com manteiga derretida em peixes grelhados, Molho de queijo, Pão de Ervas;


ORÉGANO: Este, todos conhecem: é o best-seller dos temperos. Não há pizza que se preze sem ele. Vai muito bem também em carnes, molhos para bifes, saladas (tomates, cebola em rodelas, óleo, vinagre, sal, pimenta-do-reino e, lógico, o próprio orégano). Pode ser usado seco ou fresco.  
Orégano

Principais utlizações:  Suco de tomate, patês, torradas temperadas, Pizzas e minestrone, Batata cozida ou ao forno, Ovos mexidos com tomate, omeletes, Cozidos de carne de porco, costelas e aves, Peixes assados e frutos do mar, Vinagrete e molhos em geral;


SALSA: Cheiro verde, de todos, o mais conhecido e usado. Há dois tipos: a salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar, também é colocado em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial). A salsa de folhinhas lisas trem sabor um pouco mais forte.
Salsa

Principais utilizações: Qualquer das duas pode ser usada em tempero de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas. 


SALVIA: Folha de sabor forte, muito popular na Itália. Bem aproveitada aqui também em farofas para rechear galinha, peru, pato. Mas é bom usar devagar, senão seu sabor dominará tudo.  
Sálvia

Principais utilizações:  Patês de fígado e de queijo, Sopa de tomate, lentilha e macarrão, Tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, Queijos e omeletes, Carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, Ensopado de peixes, Use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, Pão de ervas;



TOMILHO: Aromatizante de sabor forte. Deve ser igualmente usado com muito cuidado, mas vale a pena experimentar em molhos, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagostas e camarão. Melhor ainda 
Tomilho
em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado junto com sal e pimenta-do-reino.  

Principais utlizações:  Patês, Caldo de carne e galinha, Cogumelos, cebolas e batatas, Ovos fritos e mexidos, Carne de porco, vitela, coelho e cozidos, Peixes gordurosos, cozidos,  Recheios, Molho escuro;



Agora sim, colham suas ervas e temperinhos e abusem delas no fogão porque nada melhor do que colher na hora o que se vai comer e melhor ainda é fazer economia se alimentando bem!
Um abraço a todos e mandem suas receitinhas!

Como ter uma Horta em Casa em Pequenos Espaços

Pra quem gosta, jardinagem é uma terapia e eu tenho dedicado alguns minutos diários para cuidar das minhas plantinhas. Morar em apartamento não me impediu de trazer um pouco de verde pra perto da minha família. Além da terapia de cuidar delas, as plantas trazem beleza e um ambiente mais aconchegante. Sabe aquela cara de "casa de vó"? Por isso tenho na minha sala uma Palmeira-Raphis de pouco mais de dois metros, samambaia, tostão, tuia holandesa (essa tá doentinha!), lírio da paz, suculentas, begônia e no hall de entrada duas marias-sem-vergonha na parede em vasos de cerâmica. Os mais novos moradores da minha casa agora são uns temperinhos que plantei em vasos e ficam na minha área de serviço para serem usadas a qualquer hora na cozinha. São eles: cebolinha, salsa, manjericão roxo, pimenta, tomilho, alecrim e orégano. Quero ainda uma mudinha de hortelã. São temperinhos comuns mas que colhidos na hora fazem toda a diferença em qualquer receita. Estou muito feliz com minha horta caseira. Darei então o passo-a-passo para que você também se anime em ter na sua casa ou apartamento a sua hortinha caseira.


Equipamentos necessários

Não é preciso ter um arsenal para montar uma horta. Você pode comprar equipamentos e acessórios, mudas e insumos em grandes supermercados ou em lojas de jardinagem. Você vai precisar de:

1- Uma jardineira, vaso ou cachepô com pelo menos 20 cm de profundidade. Uma jardineira de 20 cm x 60 cm, por exemplo, acomoda 12 mudas. Pode ser de plástico, de argila, de cerâmica, de metal, de cerâmica ou de vidro desde que tenha furos de drenagem para escoamento da água. Eu acho o de cerâmica lindo mas como ele é poroso, sua planta secará mais rápido e precisará de mais regas; Pra mim o de plástico (como o da foto) é mais que suficiente e é o mais prático e mais barato;
Pode também ser usado vasos individuais;
2- Cascas de pinus, de bambu ou pedriscos 
3- Regador 
4- Terra orgânica adubada 
5- Húmus de minhoca ou composto orgânico com húmus de minhoca 
6- Areia ou manta para drenagem 
7- Argila expandida
8- Pá, rastelo e arrancador de­ inço 
9- Mudas orgânicas de suas ervas prediletas (elas vêm emvasinhos de plástico mole ou duro ou em saquinhos) 
10- Plaquinhas de identificação, se desejar (fica uma graça e você não se confunde!)

O Plantio
Agora que você já tem os equipamentos e insumos necessários para sua hortinha, está na hora de colocar a mão na massa. É importante não pular nenhuma das etapas descritas abaixo.
1- Veja se seu vaso ou jardineira já tem furos para escoar a água (alguns modelos já vêm com vários). Se não tiver, com um prego e um martelo, faça furos no fundo para o escoamento da água. Quanto maior o vaso ou jardineira, mais furos devem ser feitos. Dependendendo do material do recipiente, você precisará de uma furadeira.

2- Coloque uma camada generosa de argila expandida, cobrindo o fundo do vaso para garantir a drenagem; Pode ser usado também cascalho ou cacos de telha;

3- Cubra a argila com uma camada de areia, usando a pá deixá-la o mais uniforme possível, ou com a manta de drenagem;


Deve ficar assim:


4- Misture a terra adubada e o húmus de minhoca e quebre com as mãos eventuais caroços, deixando a mistura bem fofa;


5- Despeje a mistura de terra e húmus na jardineira ou no vaso, tomando cuidado para não estragar as camadas de baixo (areia, argila a cacos de telha) e para não encher demais o recipiente


6- Disponha as mudas na jardineira para ter uma noção do espaço que elas vão ocupa;


7- Na camada de terra, faça uma cova para cada muda a ser plantada;

8- Retire as mudas do vasinho em que elas vieram com a ajuda do arrancador de inço, tomando cuidado para preservar o torrão;


9- Inicie o plantio das mudas:

·             Na camada de terra, faça uma cova para cada muda a ser plantada.
·             Delicadamente retire o excesso de terra do torrão e deposite-o na cova, usando o separador de inço para prensar a terra. Os torrões não devem nunca ficar soltos na terra.
·             Seja lógico: Agrupe as ervas de mesmo tipo para facilitar a colheita
·             Seja cuidadoso: Coloque no mesmo vaso as ervas de mesma afinidade (solo, luminosidade, quantidade de água - veja tabela de afinidades na página seguinte)
·             Continue esse processo até preencher a jardineira ou o vaso com as mudas escolhidas
·             Complete a jardineira com a mistura de terra


10- Ajeite as cascas de pinus sobre a terra. Elas garantem a umidade, dão um belo efeito visual e evitam a proliferação de ervas daninhas.


11- Regue bem as ervas com água e, se desejar, coloque as plaquinhas indicativas em cada um dos pezinhos de ervas.


Dependendo do espaço disponível você pode fazer vários vasos como eu fiz, cada um com uma erva diferente ou plantar em jardineiras vários tipos sempre se preocupando em combinar as espécies que necessitam de cuidados iguais, por exemplo, espécies que gostam de sobra juntas e noutro vaso as de sol;
Mantenha o vaso em local iluminado, fresco, arejado, que bata sol pelo menos 4 horas diárias e longe do vento; Plantas não gostam de correntes de ar.
Lembre- se que na primeira semana é imprescindível que seja feita a rega duas vezes ao dia, de preferência de manhã e no final do dia. Depois uma rega diária é suficiente ou use uma regrinha básica: ponha  o dedo na terra, ela deve estar úmida, se estiver seca é necessário regar.
A adubação deve ser feita a cada 45 dias e pode ser usado húmus de minhoca ou adubo orgânico. Um esterco bem curtido também é muito bom.
Agora é só curtir sua hortinha crescendo e dar um toque especial às sua receitas.





A falta de espaço não serve de desculpa para não ter a sua, veja alguns exemplos de horta suspensa. É um charme! Use a sua criatividade e se inspire neles para criar a sua:







Fonte: HowStuffWorks - Como tudo funciona