sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como ter uma Horta em Casa em Pequenos Espaços

Pra quem gosta, jardinagem é uma terapia e eu tenho dedicado alguns minutos diários para cuidar das minhas plantinhas. Morar em apartamento não me impediu de trazer um pouco de verde pra perto da minha família. Além da terapia de cuidar delas, as plantas trazem beleza e um ambiente mais aconchegante. Sabe aquela cara de "casa de vó"? Por isso tenho na minha sala uma Palmeira-Raphis de pouco mais de dois metros, samambaia, tostão, tuia holandesa (essa tá doentinha!), lírio da paz, suculentas, begônia e no hall de entrada duas marias-sem-vergonha na parede em vasos de cerâmica. Os mais novos moradores da minha casa agora são uns temperinhos que plantei em vasos e ficam na minha área de serviço para serem usadas a qualquer hora na cozinha. São eles: cebolinha, salsa, manjericão roxo, pimenta, tomilho, alecrim e orégano. Quero ainda uma mudinha de hortelã. São temperinhos comuns mas que colhidos na hora fazem toda a diferença em qualquer receita. Estou muito feliz com minha horta caseira. Darei então o passo-a-passo para que você também se anime em ter na sua casa ou apartamento a sua hortinha caseira.


Equipamentos necessários

Não é preciso ter um arsenal para montar uma horta. Você pode comprar equipamentos e acessórios, mudas e insumos em grandes supermercados ou em lojas de jardinagem. Você vai precisar de:

1- Uma jardineira, vaso ou cachepô com pelo menos 20 cm de profundidade. Uma jardineira de 20 cm x 60 cm, por exemplo, acomoda 12 mudas. Pode ser de plástico, de argila, de cerâmica, de metal, de cerâmica ou de vidro desde que tenha furos de drenagem para escoamento da água. Eu acho o de cerâmica lindo mas como ele é poroso, sua planta secará mais rápido e precisará de mais regas; Pra mim o de plástico (como o da foto) é mais que suficiente e é o mais prático e mais barato;
Pode também ser usado vasos individuais;
2- Cascas de pinus, de bambu ou pedriscos 
3- Regador 
4- Terra orgânica adubada 
5- Húmus de minhoca ou composto orgânico com húmus de minhoca 
6- Areia ou manta para drenagem 
7- Argila expandida
8- Pá, rastelo e arrancador de­ inço 
9- Mudas orgânicas de suas ervas prediletas (elas vêm emvasinhos de plástico mole ou duro ou em saquinhos) 
10- Plaquinhas de identificação, se desejar (fica uma graça e você não se confunde!)

O Plantio
Agora que você já tem os equipamentos e insumos necessários para sua hortinha, está na hora de colocar a mão na massa. É importante não pular nenhuma das etapas descritas abaixo.
1- Veja se seu vaso ou jardineira já tem furos para escoar a água (alguns modelos já vêm com vários). Se não tiver, com um prego e um martelo, faça furos no fundo para o escoamento da água. Quanto maior o vaso ou jardineira, mais furos devem ser feitos. Dependendendo do material do recipiente, você precisará de uma furadeira.

2- Coloque uma camada generosa de argila expandida, cobrindo o fundo do vaso para garantir a drenagem; Pode ser usado também cascalho ou cacos de telha;

3- Cubra a argila com uma camada de areia, usando a pá deixá-la o mais uniforme possível, ou com a manta de drenagem;


Deve ficar assim:


4- Misture a terra adubada e o húmus de minhoca e quebre com as mãos eventuais caroços, deixando a mistura bem fofa;


5- Despeje a mistura de terra e húmus na jardineira ou no vaso, tomando cuidado para não estragar as camadas de baixo (areia, argila a cacos de telha) e para não encher demais o recipiente


6- Disponha as mudas na jardineira para ter uma noção do espaço que elas vão ocupa;


7- Na camada de terra, faça uma cova para cada muda a ser plantada;

8- Retire as mudas do vasinho em que elas vieram com a ajuda do arrancador de inço, tomando cuidado para preservar o torrão;


9- Inicie o plantio das mudas:

·             Na camada de terra, faça uma cova para cada muda a ser plantada.
·             Delicadamente retire o excesso de terra do torrão e deposite-o na cova, usando o separador de inço para prensar a terra. Os torrões não devem nunca ficar soltos na terra.
·             Seja lógico: Agrupe as ervas de mesmo tipo para facilitar a colheita
·             Seja cuidadoso: Coloque no mesmo vaso as ervas de mesma afinidade (solo, luminosidade, quantidade de água - veja tabela de afinidades na página seguinte)
·             Continue esse processo até preencher a jardineira ou o vaso com as mudas escolhidas
·             Complete a jardineira com a mistura de terra


10- Ajeite as cascas de pinus sobre a terra. Elas garantem a umidade, dão um belo efeito visual e evitam a proliferação de ervas daninhas.


11- Regue bem as ervas com água e, se desejar, coloque as plaquinhas indicativas em cada um dos pezinhos de ervas.


Dependendo do espaço disponível você pode fazer vários vasos como eu fiz, cada um com uma erva diferente ou plantar em jardineiras vários tipos sempre se preocupando em combinar as espécies que necessitam de cuidados iguais, por exemplo, espécies que gostam de sobra juntas e noutro vaso as de sol;
Mantenha o vaso em local iluminado, fresco, arejado, que bata sol pelo menos 4 horas diárias e longe do vento; Plantas não gostam de correntes de ar.
Lembre- se que na primeira semana é imprescindível que seja feita a rega duas vezes ao dia, de preferência de manhã e no final do dia. Depois uma rega diária é suficiente ou use uma regrinha básica: ponha  o dedo na terra, ela deve estar úmida, se estiver seca é necessário regar.
A adubação deve ser feita a cada 45 dias e pode ser usado húmus de minhoca ou adubo orgânico. Um esterco bem curtido também é muito bom.
Agora é só curtir sua hortinha crescendo e dar um toque especial às sua receitas.





A falta de espaço não serve de desculpa para não ter a sua, veja alguns exemplos de horta suspensa. É um charme! Use a sua criatividade e se inspire neles para criar a sua:







Fonte: HowStuffWorks - Como tudo funciona

5 comentários:

Aninha disse...

Adorei suas dicas! Temos assuntos em comuns: http://minhoquinhadejardim.blogspot.com/

Unknown disse...

Puxa, tão bem explicadinho!!! Parabéns pelas ótimas dicas e pela organização didática.

KarinneMotta disse...

Oi Lucélia, que bom que gostou! E você, já seguiu as dicas e fez a sua hortinha??? Manda a foto pra o meu email karinnemotta@yahoo.com.br pra gente publicar aqui... se precisar de alguma dica é só falar, ok!? Bjos querida!

Edmairy disse...

Adorei as dicas. Vou começar já!

KarinneMotta disse...

Olá Edmairy... fico feliz q tenha gostado. Boa sorte com sua horta! bjs