quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tendências para as unhas em 2012

Esmaltes com acabamentos perolados, cremosos e pastéis! Com destaque para as cores alegres. A novidade é o amarelo e o laranja que aparecerão com tudo… além do tradicional rosa pink, lilás, verde e azul! Verão 2012 com muita unha colorida e look alegre.


O amarelo

Após o sucesso da cor Mimosa da Chanel, lá no hemisfério norte, a cor amarela já apareceu nas novas coleções de esmaltes nacionais para a temporada mais quente do ano. O tom vai do pastel (clarinho) ao amarelo vibrante!

O laranja

E como as empresas brasileiras ficaram "ligadas" no que fez sucesso no hemisfério norte, também apostaram nessa cor em suas novas coleções. O laranja aparece em tons mais pastéis, puxando para um coral, e também em laranjas vibrantes e alegres. Escolha o que mais combina com você e arrase! 




O azul

O azul também foi visto na coleção Essie Braziliant, e a super lançadora de tendências esmaltísticas (Chanel!) lançou a coleção Les Jeans com 3 tonalidades de azul. Nessa temporada ele será mais vivo, e cheio de atitude! Nos nacionais, algumas marcas já saíram na frente com azuis em suas novas coleções, como a Impala, a Risqué (Penélope Charmosa) e a Colorama.




O verde


O verdinho pálido fará sucesso no verão… mas para quem quiser um toque mais alegre vai a dica: verdes com toque de turquesa estilo o Samba (da Ana Hickmann) e o Charmosa (da Dote) são lindos!





O lilás e lavanda

Agora, são mais opções nacionais como o Violeta da Colorama e o Inocense da Impala. Para quem adora um esmaltinho importado, a MAC lançou sua coleção de primavera/verão com a cor Little Girl Type que é linda de se ver! Sem falar das outras gringas como Chanel e Illamasqua que também apostaram na cor lilás. Com certeza essa tonalidade será a opção das meninas que gostam de cores mais delicadas.A cor é uma graça, e já conhecida nossa né?



O rosa pink

Lá fora, o Ice Cream Cake da MAC (que já mostrei aqui no RB) fez o maior sucesso, sem falar no Morning Rose da Chanel! E claro que a Essie colocou um rosa na coleção Braziliant também!
E para quem está curiosa com as cores dos nacionais, a Risqué lançou sua nova coleção
Penélope Charmosa e trouxe os rosinhas junto (para nossa alegria!), e a Impala traz o Amor de Verão com um acabamento perolado… Rosa para todos os gostos. 
O rosa já virou clássico né? Assim como o branquinho renda e o vermelho!
E claro que a cor feminina, delicada, mas alegre, apareceu em mais coleções.


 






Veja como foi a moda das unhas neste carnaval entre as famosas. Mais colorido impossível!!










terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aprenda a Fazer os delicados Macarons




Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy.



Receita do Macaron (para 20 unidades)
Ingredientes: • 125 g de farinha de amêndoas, se não encontrar pode ser farinha de castanha de caju.
• 200g de açúcar de confeiteiro
• Claras de 3 ovos
• 03 colheres de sopa de chocolate em pó ou essencia com o sabor que preferir
• 30g de açúcar refinado
• corante alimentício colorido de acordo com o sabor da essencia (se for de chocolate não precisa)
• Para o recheio Ganache:
• 01 colher de sopa de manteiga
• 130 g de chocolate em barra ao leite ou branco (neste caso acrescente o mesmo corante alimentício da massa para que fiquem da mesma cor)
• 03 colheres de sopa de nata (pode ser substituido por chantilly ou creme de leite fresco)
Modo de fazer: 1. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o chocolate
2. Passe a mistura por uma peneira para obter um pó fininho, reserve
3. Aqueça as claras no microondas por 30 segundos, mexa, veja se perdeu um pouco da viscosidade, se necessário coloque por mais 30 segundos até deixar morninho
4. Só tome cuidado para não deixar cozinhar
5. Coloque as claras numa batedeira, bata até formar clara em neve, depois misture aos poucos o açúcar refinado
6. Quando formar um creme firme acrescente o corante misturando bem
7. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou aos poucos misturando com um batedor
8. Quando tiver bem homogêneo coloque a massa num saco de confeiteiro
9. Pegue uma forma forrada com papel manteiga e untada com farinha e manteiga, esprema o saco de modo que sejam dispostas na forma 40 bolinhas, macarons
10. Deixe descansar por 20 minutos, as bolinhas ficarão achatadas e devem ter aproximadamente 2 cm de largura cada, não esqueça de deixar um espaço entre cada macaron
11. Leve ao forno pré-aquecido a 170 graus por aproximadamente 15 minutos, sendo que deve se deixar o forno entre aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos
12. Deixe esfriar os macarons
13. Caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons
Recheio:   1. Derreta o chocolate no microondas, leve os ingredientes do recheio ao fogo baixo misturando bem até formar um creme liso
2. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado

Dicas: vi no jornal hoje uma especialista em macarons dando batidinhas embaixo da forma antes de levar ao forno para que a massa se espalhe um pouco e fique bem lisinha. Outra sugestão é variar o recheio, você pode usar geléia de frutas, doce de leite, goiabada, trufa, etc. Ponha a imaginação para funcionar e varie os sabores dos seus macarons.


Veja abaixo sugestão de embalagens para servir em festas e para venda, são ótimas sugestões de presentes bem delicados e originais:












Como Ganhar Dinheiro Fazendo Brigadeiros Finos em casa para Vender

Bom, a Páscoa vem aí e eu já estou sentindo um cheirinho de chocolate.. aiai! E esse espírito da Páscoa me inspirou a fazer este post para quem quer ganhar um "dimdim" nesta páscoa e também no restante do ano, afinal, chocolate é consumido o ano todo. Principalmente se tiver qualidade.
Pois bem, vou ensinar vocês a fazerem brigadeiro... é brigadeiro! Sabe aquele docinho de chocolate famoso nas festa infantis! Ele mesmo, só que com um pouco mais de glamour que é pra você ganhar dinheiro de verdade! Esqueça aqueles brigadeirões de padaria engrossados com farelo de bolo, trigo e sei lá mais o que eles colocam. Aqui é coisa fina!
Primeiro vamos à receita e depois falo do acabamento, ok!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado Moça da Nestlé*
3 colheres de chocolate (cacau) em pó Nestlé*
1 colher de margarina sem sal
Granulado

Modo de Preparo:
Ponha a margarina numa panela de fundo grosso e em fogo médio e acrescente o leite condensado, e o chocolate em pó. Mexa por mais ou menos 10 min sem parar e observe o ponto. É hora de desligar quando a mistura começar a desgrudar do fundo da panela. Ponha num refratário ou num prato e deixe esfriar.
Para enrolar, unte as mãos com uma fina camada de margarina sem sal e faça bolinhas, vá passando no granulado e coloque nas forminhas. Se for para venda avulsa pode fazer bolinnhas maiores. Se for vender em quantidade para festa, por exemplo, podem ser um pouco menores.

*P.s.: Não, eu não estou fazendo "Merchan" para a Nestlé e não estou ganhando nada para citá-la aqui, mas estamos falando de doces finos e bem ou mal estou indicando os melhores ingredientes que podem ser usados para que você faça um produto de qualidade para oferecer para seus clientes, portanto, se quer fazer o melhor brigadeiro use os melhores ingredientes.

Dicas importantes:
- A margarina TEM que ser ser sal, pois o sal interfere no sabor final;
- O chocolate TEM que ser aquele cacau em pó, pois o achocolatado contém açúcar e o seu brigadeiro provavelmente ficará mais doce do que o desejado e também não alcançará a cor e a textura do brigadeiro tradicional;
- Use granulado de boa qualidade pois ele interfere no sabor do doce e se ele for ruim de nada adianta você fazer o melhor brigadeiro não é mesmo!? Existem vários tipo de granulado em formatos e cores diferentes (bolinhas, coraçõezinhos, etc.) e você pode variar a cobertura usando castanhas moídas, açúcar colorido, pistache, amêndoas e vários tipo de confeitos. Veja alguns exemplos:


 

 





Veja o passo a passo no vídeo abaixo:




O Toque de Luxo fica por conta da embalagem. Existem no mercado hoje todo tipo e preço de forminhas para doces e cabe à você e ao seu bom gosto dar um toque de glamour no seu brigadeiro.
Veja à baixo uns exemplos pra você se inspirar.  Pode-se variar também no sabor, acrescentando essências ou sabores naturais e também recheios. Uma outra sugestão que dou é usar além de forminhas bonitas caixinhas pra montar kits para serem vendidos para presente em ocasiões como Páscoa, Dia das mães e namorados, aniversários, brindes para empresas, etc. Dá só uma olhada:

 

 
 
 
 


VARIAÇÕES DA RECEITA DE BRIGADEIRO


Veja quantos tipos de doces podemos criar usando como base a receita do brigadeiro tradicional:

Brigadeiro de Café

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
0,3 xícara(s) (chá) de café forte
1 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de margarina
quanto baste de açúcar cristal para cobrir
Modo de preparo

Misture o leite condensado com o café, o chocolate em pó e a margarina. Cozinhe em fogo médio até soltar do fundo da panela e das laterais da panela. Despejar em um prato untado. Enrole depois de frio e passe no açúcar cristal ou no coco ralado.

Brigadeiro de Côco Queimado

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
2 pacote(s) de coco ralado(s)

Modo de preparo
Em uma frigideira queime um pacote de coco ralado, mexendo sempre para que não fique negro, só marrom. Junte ao leite condensado e leve ao fogo suave até desprender da panela.
Coloque em um prato untado com margarina e deixe esfriar. Queime o outro pacote do coco ralado da mesma forma que fez com o primeiro. Faça bolinhas com o brigadeiro e passe - as no côco ralado que sobrou. 

Brigadeiro com Biscoito

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
1 pacote(s) de biscoito maisena ou outro de sua preferência
Modo de preparo
Coloque o leite condensado em um recipiente grande e deixe por 2 minutos no microondas em potência alta. Enquanto isso coloque os biscoitos em um prato e corte cada um em 3 ou 4 pedaços.

Mexa o leite condensado com uma colher e deixe mais 2 minutos no microondas. Quando derem os dois minutos, retire o leite condensado do forno microondas e coloque (como se fosse em banho maria) numa bacia ou panela cheia de água bem gelada, com gelo. Isso é para o brigadeiro esfriar mais rápido, se preferir espere um pouco e ponha na geladeira. Quando o brigadeiro estiver bem consistente sirva em pequenos potinhos, com os biscoitos por cima ou misture os pedaços à mistura e enrole normalmente colocando em forminhas.

Brigadeiro Gelado de Chocolate e Rum
Ingredientes

1/2 xícara(s) (chá) de margarina
2 xícara(s) (chá) de açúcar
4 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
1 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
Creme
3 unidade(s) de ovo batido(s)
1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 dose(s) de rum
1 xícara(s) (chá) de café forte frio(s)
4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de margarina


Modo de preparo
Bata a margarina com o açúcar até ficar um creme. Sempre batendo, junte as gemas uma a uma.
Em seguida, adicione o leite e o trigo peneirado com o chocolate e fermento, misturando sem bater. Acrescente as claras em neve firme, misturando levemente. Coloque em forma untada e polvilhada assando em forno pré aquecido e quente nos primeiros dez minutos e forno moderado até que termine de assar. Depois de morno esfarele e reserve.
Creme
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe engrossar sempre mexendo. Depois de frio, junte o bolo esfarelado, misturando muito bem. Leve ao refrigerador por pelo menos 2 horas. Faça bolas do tamanho de bolas de ping-pong e passe no chocolate granulado arrumando em forminhas.

Brigadeiro Rosa (ou Bicho de Pé)

Ingredientes
1 caixinha(s) de gelatina sabor morango
3 colher(es) (sopa) de Água
2 lata(s) de leite condensado
4 colher(es) (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
quanto baste de açúcar granulado
Modo de preparo
Dilua a gelatina na água fria e reserve por cerca de 15 minutos. Aqueça, sem ferver, e acrescente o leite condensado e a gordura hidrogenada, Mexendo sempre até iniciar fervura.
Cozinhe por cerca de 15 minutos, Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Coloque em forminhas, e cubra o doce com o açúcar granulado.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mantenha a Cor no Inverno com o Bronzeamento a Jato



Para exibir um corpo moreno de uma hora para outra, a alternativa agora é o bronzeamento a jato. Essa febre mundial ganhou notoriedade quando estrelas de Hollywood como Sandra Bullock, Jennifer Aniston, Pamela Anderson e Charlize Theron começaram a aparecer em pleno inverno com um colorido digno das Bahamas. 

Aprovado pelos dermatologistas, o bronzeamento a jato é o plano B para manter a pele dourada por longos períodos sem correr os riscos da exposição direta e freqüente ao sol. Segundo os especialistas, o método é muito mais seguro do que as câmaras ou camas de raios ultravioleta (UV) -até pouco tempo, a única opção para quem quisesse exibir um bronzeado fora da alta estação. 'Os raios UV utilizados nas lâmpadas do bronzeamento artificial provocam envelhecimento precoce e aumentam os riscos de doenças de pele', explica a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo. O sol também não fica atrás. Em exagero, fora dos horários indicados e sem a proteção adequada, tem efeitos devastadores. 'Os raios UV penetram em camadas mais profundas da pele e acabam agindo no DNA celular. Os danos vão desde a formação de rugas precoces, ressecamento excessivo e formação de manchas até câncer de pele de diversos graus', diz a dermatologista Letícia Nanci, de São Paulo. Diante desses riscos, o bronzeamento a jato pode ser a sua praia particular neste verão.
Como funciona
O sistema de bronzeamento a jato (que existe em diversas marcas) utiliza produtos com os mesmos princípios ativos dos autobronzeadores: o DHA (abreviatura do composto químico diidroxiacetona, um açúcar que reage com as células da superfície da pele, oxidando-as e produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina) e a eritrulose (outro derivado do açúcar que age da mesma maneira, mas dá uma tonalidade mais natural à pele). A grande diferença fica por conta da aplicação, inspirada na técnica de pintura automotiva: no bronzeamento a jato mais comum, o cosmético bronzeador é colocado em uma pistola de ar comprimido, o aerógrafo. Cabe à profissional, em geral a esteticista, a aplicação milimétrica em cada centímetro do corpo e do rosto. O surgimento de manchas é raro e a cor, que dura até dez dias, fica muito próxima da conseguida com o bronzeamento natural. Além da aplicação com o aerógrafo, um outro método mais recente que vem ganhando adeptos é o de cabines com pontos jateadores que cobrem a pele com uma bruma do produto em poucos minutos. 'Outra grande vantagem desses métodos é que as pessoas de pele muito clara, que nunca conseguem se bronzear, podem ganhar um lindo e seguro tom mais escuro', diz a dermatologista Jozian Quental, de São Paulo.

O passo a passo
1.
 O cabelo é protegido por um tipo de touca plástica. Em alguns institutos, os pés também recebem proteção porque escurecem muito rápido e podem manchar perto dos calcanhares e entre os dedos. Unhas também devem estar protegidas por esmaltes escuros, para que não fiquem amareladas. Você pode vestir uma calcinha descartável ou levar um biquíni do tamanho que você costuma usar.
2. Prepare-se: no bronzeamento a jato com pistola, a cliente fica em pé, com as pernas afastadas e os braços abertos na altura dos ombros, durante toda a aplicação e secagem (de 40 minutos a uma hora). No bronzeamento vaporizado, a cliente entra em um tipo de cabine com diversos pontos jateadores que, em ação, cobrem cada centímetro de pele em apenas três minutos (incluída a secagem).
3. A roupa só pode ser vestida após a completa secagem. Aconselha-se que não seja clara, para evitar possíveis manchas.
4. No bronzeamento a jato, é preciso esperar de quatro a oito horas antes de tomar banho, para que o produto aja completamente. No vaporizado, o banho está liberado após duas horas.
Dúvidas mais comuns
1. Faz mal para a pele? Não. Os princípios ativos utilizados reagem com a pele, estimulando o seu escurecimento natural. Não há riscos, a não ser que você seja alérgica aos componentes.
2. Descasca? Não. A cor vai embora com a renovação natural da camada superficial da pele. Mas recomenda-se a esfoliação alguns dias antes, para uniformizar toda a área a ser bronzeada.
3. Posso fazer nua? Sim, não há contra-indicação.
4. Posso repetir quantas vezes quiser? Sim. Mas, como a durabilidade da cor é de cerca de dez dias, uma aplicação semanal está de bom tamanho para quem deseja esticar o bronzeado.
5. As branquinhas ficam escuras? Sim. O tom conseguido é superior ao que a pele atinge sob o sol.
6. Com o passar dos dias a cor sai na roupa? Não. A única chance de manchar é logo após a aplicação, caso a secagem não tenha sido bem feita.
7. Posso tomar sol depois? Sim. Mas o bronzeado não dispensa, de jeito nenhum, o uso de filtros solares para o seu tipo de pele.
8. Vou ficar com a pele laranja? Não. As formulações utilizam ativos que deixam o tom mais para o marrom.



Palavra de especialista
'O bronzeamento a jato é a maneira mais segura de ficar com uma cor bonita no verão. Mas uma das recomendações para quem faz é não se expor direto ao sol sem o uso do filtro solar. A pele escura não significa proteção', diz a dermatologista Letícia Nanci, de São Paulo (SP).
'O bronzeamento a jato não atrapalha o natural, pois tinge a superfície da pele. O segredo é fazer uma esfoliação prévia para uniformizar a pele', diz a médica especialista em Medicina Estética Ellen Antunes, do Rio de Janeiro (RJ).
'Se a busca pela cor dourada era a desculpa para ficar horas ao sol, o bronze a jato veio para conseguir o mesmo resultado sem risco à saúde', diz a dermatologista Jozian Quental, de São Paulo (SP)
Quem quer ficar morena em casa, ou realçar a cor conseguida com o bronze a jato, pode aproveitar os lançamentos de autobronzeadores que, a cada verão, ganham fórmulas cada vez mais eficazes. Se não quiser aplicar você mesma, pode apelar para o trabalho de uma profissional. Muitas clínicas de estética oferecem o serviço, que pode ser feito com o produto que a cliente levar. Por mais prática que você tenha, locais como costas, bumbum e ombros são mesmo difíceis de alcançar e, pior ainda, de espalhar corretamente.

Outra novidade que está ganhando espaço na nécessaire das mais branquinhas é o hidratante tonalizante, que hidrata e dá cor à pele. Como a concentração de DHA é menor, a tonalização da pele é mais suave e aparece com o uso diário do produto.