sábado, 25 de fevereiro de 2012

Como Arrumar a Mudança na Casa Nova


Estréie sua nova casa com o pé o direito.
Você seguiu as dicas de como organizar uma mudança de casa e agora encontra-se em seu novo lar, envolto por pilhas de caixas sem saber por onde começar? Neste post encontrará dicas de começar a organizar sua nova casa. Essa pode ser sua oportunidade de começar do zero, substituir os maus hábitos e criar uma rotina de organização que facilite sua vida daqui pra frente!

Organizando a Nova Casa
Comece planejando a ordem com que cada cômodo será arrumado. Se tiver criança em casa, comece pelos quartos delas para que se acomodem logo e já comecem se familiarizando com a nova casa. Caso não tenha separado uma caixa com as roupas para os primeiros dias, os outros quartos deverão ser os próximos. Em seguida o ideal é colocar a cozinha em ordem. Só então vá para as salas, escritório, banheiro e lavanderia.

Acessórios que vão ajudar você a organizar sua nova casa
Tenha em mente que tudo que está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários suficientes? Estabeleça um objetivo para cada armário. Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia-a-dia e sapatos estarão no mesmo cômodo. Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare os armários para que eles trabalhem pra você. Você pode adicionar alguns acessórios que auxiliam na organização de armários: cabides organizadores, sacos organizadores à vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para colocar os ítens que precisam respirar.

Dicas para organizar o quarto da sua nova casa
Antes de entrar com os móveis no quarto instale a cortina, a tv na parede e o ar condicionado ou ventilador de teto e só após limpar a sujeira arrume a mobília.
Arrume o armário. Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em cabides de plástico ou madeira. Para melhor organizar, você pode padronizar seus cabides para roupas e, ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços.
As sapateiras permitem que você escolha o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-los. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais, poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso no dia-a-dia.
Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas baseando-se na maneira como você as usa, e no quão freqüentemente as usa. Divida-as por cores, por estação, ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes.
As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas plásticas sobre o cabide. Blusas de lã podem ser guardadas em sacos plásticos transparentes e serem alocadas nas partes mais altas do seu armário se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente.
Não encha demais as gavetas, deixe sempre um espaço para que as gavetas possam ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados, pois eles podem fazer com que o fundo da gaveta descole.
Existem no mercado alguns acessórios que facilitam a organização dos armários, veja abaixo alguns deles.

Arrume a roupa de cama e banho no armário ou baú e recoloque o colchão na cama em seguida ponha uma colcha bem bonita e arrume com os travesseiros e almofadas.

Dicas para organizar a cozinha
Nos primeiros dias depois da mudança é quase impossível usar a cozinha, melhor nem tentar. Deixe pratos, talheres, copos e panelas que você vá utilizar no dia-a-dia nas partes mais acessíveis dos armários.
Nos armários mais altos devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais.
Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os menores, você pode separar um pote maior também para organizar as tampas ou ponha todas em uma gaveta. Os vasilhames de plásticos são muito práticos para guardar e congelar alimentos.
Separe um armário só para guardar alimentos. Estoque os alimentos mais pesados na última prateleira e os mais utilizados nas prateleiras mais altas. Coloque sachês agrupados em potes e etiquete os potes que não sejam transparentes.

Crie uma nova rotina para sua nova casa.
Organização é uma ciência que demanda disciplina. Faça um cronograma com as tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Você pode estabelecer, por exemplo:
• Fazer uma boa faxina uma vez por mês, que inclua limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras.
• Trocar lençóis uma vez por semana.
• Trocar toalhas duas vezes por semana.
• Passar aspirador de pó em tapetes e carpetes em dias intercalados.
• Lavar e passar as roupas uma vez por semana
Fixe o cronograma na cozinha ou na área de serviço e comece sua vida na nova casa com o pé direito!

4 comentários:

Anônimo disse...

como posso comprar esta sapatera?

KarinneMotta disse...

Olá, vc não deixou sua identificação, nem email pra resposta. Espero que volte por aqui. Então... a sapateira giratória você pode comprar neste site: http://rs.quebarato.com.br/sao-leopoldo/sapateira-giratoria__437BE1.html
Custa R$490,00. Boa sorte!

Selma Maria Tenório Nunes disse...

Oi, acabei de me mudar e gostei muito de suas dicas. Visite o meu blog. O meu endereço é http:/selmatnunes.blogspot.com vou ficar esperando vc para participar do meu Blog.

Um abraço

Selma

o meu e-mail é selmatnunes@gmail.com

KarinneMotta disse...

Olá Selma, seja bem vinda. Estive passando pelo seu blog e achei um mimo. Já virei seguidora e aguardo o próximo poema. Parabéns!