terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como Ganhar Dinheiro Fazendo Brigadeiros Finos em casa para Vender

Bom, a Páscoa vem aí e eu já estou sentindo um cheirinho de chocolate.. aiai! E esse espírito da Páscoa me inspirou a fazer este post para quem quer ganhar um "dimdim" nesta páscoa e também no restante do ano, afinal, chocolate é consumido o ano todo. Principalmente se tiver qualidade.
Pois bem, vou ensinar vocês a fazerem brigadeiro... é brigadeiro! Sabe aquele docinho de chocolate famoso nas festa infantis! Ele mesmo, só que com um pouco mais de glamour que é pra você ganhar dinheiro de verdade! Esqueça aqueles brigadeirões de padaria engrossados com farelo de bolo, trigo e sei lá mais o que eles colocam. Aqui é coisa fina!
Primeiro vamos à receita e depois falo do acabamento, ok!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado Moça da Nestlé*
3 colheres de chocolate (cacau) em pó Nestlé*
1 colher de margarina sem sal
Granulado

Modo de Preparo:
Ponha a margarina numa panela de fundo grosso e em fogo médio e acrescente o leite condensado, e o chocolate em pó. Mexa por mais ou menos 10 min sem parar e observe o ponto. É hora de desligar quando a mistura começar a desgrudar do fundo da panela. Ponha num refratário ou num prato e deixe esfriar.
Para enrolar, unte as mãos com uma fina camada de margarina sem sal e faça bolinhas, vá passando no granulado e coloque nas forminhas. Se for para venda avulsa pode fazer bolinnhas maiores. Se for vender em quantidade para festa, por exemplo, podem ser um pouco menores.

*P.s.: Não, eu não estou fazendo "Merchan" para a Nestlé e não estou ganhando nada para citá-la aqui, mas estamos falando de doces finos e bem ou mal estou indicando os melhores ingredientes que podem ser usados para que você faça um produto de qualidade para oferecer para seus clientes, portanto, se quer fazer o melhor brigadeiro use os melhores ingredientes.

Dicas importantes:
- A margarina TEM que ser ser sal, pois o sal interfere no sabor final;
- O chocolate TEM que ser aquele cacau em pó, pois o achocolatado contém açúcar e o seu brigadeiro provavelmente ficará mais doce do que o desejado e também não alcançará a cor e a textura do brigadeiro tradicional;
- Use granulado de boa qualidade pois ele interfere no sabor do doce e se ele for ruim de nada adianta você fazer o melhor brigadeiro não é mesmo!? Existem vários tipo de granulado em formatos e cores diferentes (bolinhas, coraçõezinhos, etc.) e você pode variar a cobertura usando castanhas moídas, açúcar colorido, pistache, amêndoas e vários tipo de confeitos. Veja alguns exemplos:


 

 





Veja o passo a passo no vídeo abaixo:




O Toque de Luxo fica por conta da embalagem. Existem no mercado hoje todo tipo e preço de forminhas para doces e cabe à você e ao seu bom gosto dar um toque de glamour no seu brigadeiro.
Veja à baixo uns exemplos pra você se inspirar.  Pode-se variar também no sabor, acrescentando essências ou sabores naturais e também recheios. Uma outra sugestão que dou é usar além de forminhas bonitas caixinhas pra montar kits para serem vendidos para presente em ocasiões como Páscoa, Dia das mães e namorados, aniversários, brindes para empresas, etc. Dá só uma olhada:

 

 
 
 
 


VARIAÇÕES DA RECEITA DE BRIGADEIRO


Veja quantos tipos de doces podemos criar usando como base a receita do brigadeiro tradicional:

Brigadeiro de Café

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
0,3 xícara(s) (chá) de café forte
1 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de margarina
quanto baste de açúcar cristal para cobrir
Modo de preparo

Misture o leite condensado com o café, o chocolate em pó e a margarina. Cozinhe em fogo médio até soltar do fundo da panela e das laterais da panela. Despejar em um prato untado. Enrole depois de frio e passe no açúcar cristal ou no coco ralado.

Brigadeiro de Côco Queimado

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
2 pacote(s) de coco ralado(s)

Modo de preparo
Em uma frigideira queime um pacote de coco ralado, mexendo sempre para que não fique negro, só marrom. Junte ao leite condensado e leve ao fogo suave até desprender da panela.
Coloque em um prato untado com margarina e deixe esfriar. Queime o outro pacote do coco ralado da mesma forma que fez com o primeiro. Faça bolinhas com o brigadeiro e passe - as no côco ralado que sobrou. 

Brigadeiro com Biscoito

Ingredientes
1 lata(s) de leite condensado
1 pacote(s) de biscoito maisena ou outro de sua preferência
Modo de preparo
Coloque o leite condensado em um recipiente grande e deixe por 2 minutos no microondas em potência alta. Enquanto isso coloque os biscoitos em um prato e corte cada um em 3 ou 4 pedaços.

Mexa o leite condensado com uma colher e deixe mais 2 minutos no microondas. Quando derem os dois minutos, retire o leite condensado do forno microondas e coloque (como se fosse em banho maria) numa bacia ou panela cheia de água bem gelada, com gelo. Isso é para o brigadeiro esfriar mais rápido, se preferir espere um pouco e ponha na geladeira. Quando o brigadeiro estiver bem consistente sirva em pequenos potinhos, com os biscoitos por cima ou misture os pedaços à mistura e enrole normalmente colocando em forminhas.

Brigadeiro Gelado de Chocolate e Rum
Ingredientes

1/2 xícara(s) (chá) de margarina
2 xícara(s) (chá) de açúcar
4 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de chocolate em pó
1 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
Creme
3 unidade(s) de ovo batido(s)
1 xícara(s) (chá) de açúcar
1 dose(s) de rum
1 xícara(s) (chá) de café forte frio(s)
4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de margarina


Modo de preparo
Bata a margarina com o açúcar até ficar um creme. Sempre batendo, junte as gemas uma a uma.
Em seguida, adicione o leite e o trigo peneirado com o chocolate e fermento, misturando sem bater. Acrescente as claras em neve firme, misturando levemente. Coloque em forma untada e polvilhada assando em forno pré aquecido e quente nos primeiros dez minutos e forno moderado até que termine de assar. Depois de morno esfarele e reserve.
Creme
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe engrossar sempre mexendo. Depois de frio, junte o bolo esfarelado, misturando muito bem. Leve ao refrigerador por pelo menos 2 horas. Faça bolas do tamanho de bolas de ping-pong e passe no chocolate granulado arrumando em forminhas.

Brigadeiro Rosa (ou Bicho de Pé)

Ingredientes
1 caixinha(s) de gelatina sabor morango
3 colher(es) (sopa) de Água
2 lata(s) de leite condensado
4 colher(es) (sopa) de gordura vegetal hidrogenada
quanto baste de açúcar granulado
Modo de preparo
Dilua a gelatina na água fria e reserve por cerca de 15 minutos. Aqueça, sem ferver, e acrescente o leite condensado e a gordura hidrogenada, Mexendo sempre até iniciar fervura.
Cozinhe por cerca de 15 minutos, Retire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Coloque em forminhas, e cubra o doce com o açúcar granulado.

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! fiquei feliz de ver seu blog com tantas dicas. Acabei de fazer minha primeira remessa de brigadeiro pra vender, está tudo bem simples! Estou sem emprego e com filho pequeno, meu marido no aperto, então no desespero resolvi fazer brigadeiro. valeu as dicas!

KarinneMotta disse...

Olá querida, vc postou como anônimo... não sei o seu nome, mas fiquei feliz de ssber que minhas dicas estão te ajudando. Não estou fazendo brigadeiros agora por falta de tempo, mas já fiz muito e o dinheirinho que entrava me ajudava bastante, se precisar de mais dicas ou tirar dúvidas é só falar. manda pra mim uma foto sua com seus brigadeiros pra eu postar aqui no blog, meu email é karinnemotta@yahoo.com.br é sempre bom mostrar pras pessoas exemplos de pessoas batalhadoras como você. boa sorte e que você venda bastante brigadeiro!!! tudo de bom querida!

Anônimo disse...

Gostaria de saber por quanto vc vende os brigadeiros?? são grandes u pequenos??

Anônimo disse...

olá ,meu nome é Patricia e estou me descabelando de ficar em casa sem fazer nada só cuidando da casa, filhos e marido .Odeio ficar em casa sem fazer nada,pra ganhar dinheiro. Com ajuda desse blog poderá me ajudar no bolso e na mente.

Unknown disse...

Ola Karine, parabéns pelo seu blog, adorei e para mim foi um grande incentivo de que minhas ideias não são inúteis pois tenho grandes ideias e muita criatividade, mas não tenho muito apoio tenho dois filhos e decidi sair do trabalho pra passar um tempo com eles porem meu marido trabalhando só mão esta dando muito certo, mas ele não me apoia e acha que não dara certo.fica com Deus e muito obrigado!

KarinneMotta disse...

Querida... o apoio de nós mães vem dos céus! Mostre que você é capaz e não se intimide com a falta de apoio que ela vem com o tempo e com os frutos do seu trabalho. Confie, arregace as mangas e vamos trabalhar mulher!!! Felicidades e sucesso com os seus brigadeiros!

Anônimo disse...

hey vc ta nos ajudando muito adorei o seus comentarios, como faco brigadeiro de pistacho coloco um dentro com a leite condensada, e depois de pronta passo as bolinhas no pistacho frito como faco obrigada

Bunita disse...

Na receita do brigadeiro de café, não entendi o 0,3 xícara de chá de café forte :(
O café é liquido ou granulado?
E como meço 0,3 xícara ?
Adorei as dicas!

Bunita disse...

valeria.pastor@gmail.com

KarinneMotta disse...

Desculpeeee... o certo é 1/3 de xícara de café forte preparado. Mas você pode substituir por 1/2 colher de chá de café solúvel. Eu sugiro dissolver antes de colocar hein!!

Anônimo disse...

ola tenho 12 anos e na minha escola muita gente compra brigadeiro queria entao começar a vender tambem nao posso mecher em fogo mas tem como vc me dizer assim uma marca boa de brigadeiro pronto pq quero caprichar pra poder ganhar dinheiro pa comprar minhas coisinhas e ajudar a minha mae que estar desempregada.Muito obrigada por sua dica e ate mais.

Um beijo e um abraço de yasmin!!!


Anônimo disse...

gostaria d fazer de novo a pergunta da colega acima por quanto podemos vender os grandes??

KarinneMotta disse...

Parabéns Yasmin pela iniciativa e espírito empreendedor. Na sua idade eu vendia brigadeiros na escola. Então... se você visitar uma loja especializada em confeitaria você verá uma série de marcas de brigadeiros prontos, mas a qualidade vai de cada marca. Eu só conheço uma que é facilmente encontrada em supermercados que é o brigadeiro Moça Fiesta da Nestlé. É bom, mas se você conseguir a ajuda de um adulto só pra preparar o doce pra você te garanto que fará mais sucesso. Mas se optar pelo pronto sugiro variar o sabor, esta mesma linha de doces tem outros sabores como o beijinho de coco. É só enrolar no côco ralado, ok!?
Com relação ao preço de venda depende da realidade da cidade onde se vai vender. Dê uma pesquisada em padarias e confeitarias para tirar uma média. Por aqui os valores variam entre R$0,50 e R$1,00 para os docinhos pequenos tipo de festa e para os maiores uma média de R$1,5o a R$2,00. Boa sorte e boas vendas!!!!!