sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Decoração para o Natal 2010




Natal está chegando e para passar esta data especial com elegância e muito brilho, já está na hora de entrar no clima e pensar na decoração. Para decorar a casa para o Natal, seja criativa na hora de escolher os enfeites e não se esqueça de representar o sentido religioso, que é o principal motivo da comemoração.

Dicas de decoração natalina


A decoração natalina não precisa ser baseada apenas nos tons de vermelho, 
dourado e prata. A diversidade é tendência para este ano e promete ser 
sucesso com as cores azul, violeta, marinho e branco.Cada enfeite natalino possui um significado especial. 
A tão conhecida figura do Papai Noel é inspirada no bispo São Nicolau. Reza a lenda que o bom velhinho distribui presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. 




Já a árvore de Natal, representa a fertilidade e a vida. Enfeitá-la com fitas, bolas e laços vem de uma tradição européia que indica a fartura e o desejo da colheita de bons frutos para o próximo ano.



Os sinos indicam a chegada de Jesus Cristo e as badaladas nos dias festivos indicam respeito ao chamado divino e a oportunidade de comunicação entre o céu e a Terra.

 A guirlanda, quando pendurada nas portas, anuncia a chegada da temporada de festas e recebe os visitantes com votos de boa saúde.


O presépio simboliza o nascimento de Cristo e o hábito de representá-lo visa o fortalecimento da fé.

A troca de presentes na noite de Natal relembra o ato dos Três Reis Magos que seguiram a estrela-guia para dar boas-vindas a Jesus oferecendo mirra, incenso e ouro.


A ceia representa a confraternização, o respeito e o amor ao próximo, assim como Jesus partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos na última ceia.


Agora que você já sabe o significado dos enfeites natalinos, é só usar a criatividade para deixar sua casa no clima para as festas que se aproximam.

9 Dicas para um Peru Perfeito!!!


A ceia de Natal é, talvez, o momento mais simbólico do clima de confraternização dessa época. É quando a família toda fica reunida em volta da mesa conversando, rindo e saboreando uma boa comida.
Pra deixar a experiência toda ainda mais gostosa, e pros recém-casados impressionarem pais e sogros, aqui vão 09 dicas para cozinhar um peru de Natal perfeito, suculento, macio por dentro, crocante e douradinho por fora. Ai, deu fome só de escrever! Anote aí:
1: Comece pelo recheio
Refogue os miúdos do peru (coração, fígado e moela bem picadinhos e pescoço desfiado), com cebola, alho, pimenta, sal e azeite. Para ficar mais gostoso, acrescente ovo cozido, castanha de caju, nozes, amêndoas e o que mais desejar, tudo bem picadinho. Recheie o peru antes de colocar no forno. A maneira mais prática é fechar a abertura traseira com a ajuda de palitos e barbantes e rechear a ave pela abertura do peito.
2: Para ficar bem macio
A primeira etapa é assar bem a ave para que sua carne fique super macia. Coloque-a em uma assadeira grande e cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro, potencializando, assim, o calor. Deixe no forno médio (de 160ºC a 180ºC) por cerca de duas horas.
3: Casquinha crocante, sem ressecamento
A segunda etapa é dourar a pele do peru, evitando, porém, que ele resseque. Para isso, retire o papel alumínio, e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga. Encha a assadeira com água até a metade e leve de volta ao forno. Você vai precisar dar um "retoque" na manteiga e regar a ave com o caldo a cada 30 minutos até que o termômetro que vem no peru salte. Ao todo, essa segunda etapa leva, mais ou menos, duas horas.
4: Batatas com gostinho de peru
Aproveite o caldinho que se forma na assadeira do peru e acrescente algumas batatas cozidas cortadas ao meio em volta da ave, salpicando sal e pimenta por cima. Elas ficarão com gostinho de peru e servirão para decorar a travessa. Na hora de besuntar o peru, passe um pouco de manteiga nas batatas também e não esqueça de virá-las e temperar o outro lado! Alguns dentes de alho soltos e ramos de tomilho e alegrim ajudam a aprimorar o gosto.
5: Molho fantástico
Fazer o molho é fácil. Encha a assadeira "suja" de peru com água e leve ao fogão em fogo médio, raspando o fundo com uma espátula. A gordura vai derreter com o tempo e o molho vai encorpar. Para dar um toque diferente, você pode acrescentar um pouco de suco de laranja ou de espumante. Não se esqueça de coar antes de servir, em uma molheira!
6: Apresentação impecável
O apelo visual é responsável por 50% do sucesso de um prato. É sua apresentação que vai dar água na boca dos convidados e criar expectativa. Então, capriche na apresentação de seu peru. Coloque-o em uma travessa grande de inox e disponha as batatas e algumas frutas secas ao redor, regando tudo com molho. Ervas como alecrim e tomilho, além de gostosas, são ótimos recursos decorativos. Abuse delas!
7: Farofinha para acompanhar
Peru combina com farofa, certo? Aqui vai uma receita de farofinha perfeita pra acompanhar o prato. Refogue cebola e bacon em azeite em uma frigideira. Quando o bacon tiver liberado a gordura e a cebola estiver dourada e molinha, acrescente pedaços de azeitona e ovo cozido e acerte o sal e a pimenta. Para que fique mais natalino, você pode colocar também uvas passas ou ameixas. Acrescente a farinha de mandioca e um tico de molho do peru e mexa bem. Desligue o forno e acrescente um pouco de batata palha.
8: Arroz especial para completar
Para completar o prato, nada melhor que um pouco de arroz. E arroz de Natal tem que ter um toque especial, certo? Você pode fazer o arroz da sorte, que já ensinaram aqui no blog, ou, quando estiver cozinhando, acrescente lascas de amêndoas e mexa. Elas darão um toque diferente e gostoso, sem, porém interferir muito no gosto do arroz.
9: Cortando o peru com elegância 
Por fim, aqui vai um vídeo em que Jamie Oliver ensina a cortar o peru de um jeito elegante e eficiente. Está em inglês e não tem legenda, mas nem precisa, né? As imagens são bem didáticas! http://www.youtube.com/v/_b0I7oo5bz0?fs=1&hl=pt_BR

Agora que você já sabe como decorar e como cozinhar neste Natal, só desejo sorte e Boas festas a todos vocês!!!

Nenhum comentário: