domingo, 21 de novembro de 2010

Variando o cardápio: CAMARÃO

Há dias estou com vontade de fazer uma receita com camarão, detalhe: nunca fiz nenhuma receita com frutos do mar, tive que recorrer à boa e velha internet. Passeando por alguns blogs acabei encontrando uma receita bem fácil e é claro que vou compartilhar com vocês. Mas antes umas dicas importantíssimas que encontrei no blog do Marcelo Billes, aprenderacozinhar.blogspot.com a respeito do protagonista deste post, o camarão.



Primeiro conceito técnico: camarões têm MUITA água. Muito mais do que a quantidade normalmente encontrada em outros ingredientes. Portanto, desidratam com muita facilidade. Então, deixe o saleiro bem quietinho dentro do armário até que seus camarões estejam cozidos. Ou você perderá muito volume e terá camarões borrachudos.

Segundo conceito técnico: assim como perdem muita água, camarões também podem ser inchados com água. O processo é simples, basta pôr os camarões de molho em água gelada que eles incham como se fossem esponjas. Muitos vendedores de camarão adotam esta prática para aumentar o peso, o que faz com que ele reduza ainda mais quando vai à panela. O truque é comprar camarões que estejam soltos na embalagem, quando congelados. Os que são artificialmente inchados soltam água no processo de congelamento e ficam grudados em placas de gelo.

Terceiro e mais importante conceito técnico: camarões cozinham muito, mas muito rápido. Só devem ser cozidos/fritos em água fervente/óleo bem quente, e muito rápido. Para cozinhar, deixe ferver a água, ponha os camarões sem nada de tempero, conte um minuto e pode tirar. A fritura leva mais ou menos um minuto também.

Valeu as dicas Marcelo, elas são realmente indispensáveis... vamos à receitinha!

MACARRÃO AO MOLHO BRANCO COM QUEIJO E CAMARÃO



1 pacote de macarrão (da sua preferência)
Água, sal e um fio de óleo pra cozinhar o macarrão
500 g de camarão (qualquer tipo, de preferência médio)
1 cubo de caldo de camarão
5 colheres de azeite
1 cebola grande cortada em rodelas
2 dentes de alho
1 copo americano de leite
1 pouco de cheiro verde (coentro e cebolinha)
1 caixinha de creme de leite
4 fatias de queijo provolone picado (mas pode usar queijo prato ou mussarela)
1 pouquinho de salsa (pode ser dessas desidratadas que vem num pacotinho, é mais prática)
Sal a gosto

PREPARO:
Prepare o macarrão e reserve
Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo, junte a cebola e o alho
Deixe por um bom tempo (uns 5 minutos), depois junte o copo de leite, o cubo de caldo de camarão e o cheiro verde e deixe ferver
Salgue a gosto
Passe bem no liquidificador
Coloque novamente na panela e leve ao fogo, junte o camarão, e deixe uns 4 minutos, até o camarão cozinhar
Depois junte o queijo deixe que ele derreta e desligue o fogo, junte o creme de leite e misture
Coloque o macarrão num refratário, coloque o molho por cima e jogue a salsinha

Obs: Você também pode variar colocando leite de coco, extrato de tomate e rodelas de pimentões coloridos, também deve ficar divino...

Bem, a receita é fácil, acho que não vai ter erro. Meu maridão Leandro é um gentleman, tudo que eu faço pra ele é maravilhoso, até miojo, então não serve de cobaia, eu também sou suspeita porque não sei dar nota pra nada que eu mesma faço, só me resta convidar alguém pra provar meu prato pra eu poder contar pra vocês se vale a pena ou não. Vou sair pra comprar os ingredientes e depois conto o resultado pra vocês. Beijo, me liga!

Nenhum comentário: