segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sucesso Absoluto!!!!!!!!!!

     Gente, nunca pensei que fosse tão fácil cozinhar... meu macarrão com camarão foi um sucesso total! A receita tá aprovadíssima e aconselho você correr no supermercado agora e fazer uma surpresa pro seu maridão. Mas antes vou dar umas dicas das adaptações que fiz na receita (eu nunca sigo a receita à risca! Talvez seja por isso que nunca dá certo, rs! Mas dessa vez deu! Pode confiar!).
     Acreditem se quiser, levei somente 25 minutos pra estar com o jantar na mesa! Excelente dica para aquelas visitas desejáveis mas inesperadas! Na verdade, o que demorou mesmo foi o macarrão cozinhar, mas tenho uma ótima explicação para isso! Ao invés de usar o tradicional Talharim, que todo mundo conhece (sabe aquele que vem como um novelinho?), usei o Talharim Caseiro com Ovos Dona Benta, esse aí da foto! A rapidez do preparo também se deveu a outros artifícios pelos quais recorri, mas falarei disso daqui a pouco!
Macarrão Caseiro com Ovos Dona Benta
     Acreditem... é muuuuuito mais gostoso e fica bem bonito quando pronto, só tem o porém de demorar mais pra cozinhar do que as massas comuns. Uma dica pra saber se está cozido é você cortar a massa, se no meio da massa tiver meio esbranquiçado ainda é porque ainda não está bom, o tempo de cozimento aqui em casa foi de 20 minutos! E valeu muito a pena!
     O camarão foi aquele miúdo comprado congelado mesmo, seguindo as dicas do Marcelo do post passado não tem erro! Já o molho, fiz assim, refoguei uma cebola ralada na manteiga e adicionei dois pacotes daqueles molhos prontos 4 queijos (quem inventou esses molhos devia ganhar um prêmio!), acrescentei 400g de mussarela ralada, um tablete de caldo de camarão, pimenta branca em pó e deixei até que o queijo derretesse por completo, depois coloquei o camarão descongelado e deixei cozinhar por apenas um minuto, sempre lembrando das dicas do Marcelo, por fim acertei o sal e joguei um punhadinho de manjericão desidratado, aqueles de pacotinho, tudo muito prático!

Usei esse da Fugini, divino! E nem foi caro, viu! Mas pode usar a marca que preferir, o importante é não deixar de fazer!


Isso foi o que sobrou do meu macarrão: 


Eu juro que tentei tirar uma foto do ANTES mas não deu tempo! 

     Então foi assim, com toda a praticidade que o mercado de alimentos nos proporciona, até quem não sabe cozinhar pode ter seus momentos de chef, juro pra vocês, ficou muito bom mesmo! Durante o jantar algumas sugestões surgiram como acrescentar além da mussarela o queijo provolone (dica da mamãe que adorou meu prato!) que vai muito bem com camarão e também uns pedacinhos de couve-flor ou outro legume que sua família goste. Façam seu macarrão e me mandem as variações que surgirem na sua cozinha! 

Bom apetite!

domingo, 21 de novembro de 2010

Variando o cardápio: CAMARÃO

Há dias estou com vontade de fazer uma receita com camarão, detalhe: nunca fiz nenhuma receita com frutos do mar, tive que recorrer à boa e velha internet. Passeando por alguns blogs acabei encontrando uma receita bem fácil e é claro que vou compartilhar com vocês. Mas antes umas dicas importantíssimas que encontrei no blog do Marcelo Billes, aprenderacozinhar.blogspot.com a respeito do protagonista deste post, o camarão.



Primeiro conceito técnico: camarões têm MUITA água. Muito mais do que a quantidade normalmente encontrada em outros ingredientes. Portanto, desidratam com muita facilidade. Então, deixe o saleiro bem quietinho dentro do armário até que seus camarões estejam cozidos. Ou você perderá muito volume e terá camarões borrachudos.

Segundo conceito técnico: assim como perdem muita água, camarões também podem ser inchados com água. O processo é simples, basta pôr os camarões de molho em água gelada que eles incham como se fossem esponjas. Muitos vendedores de camarão adotam esta prática para aumentar o peso, o que faz com que ele reduza ainda mais quando vai à panela. O truque é comprar camarões que estejam soltos na embalagem, quando congelados. Os que são artificialmente inchados soltam água no processo de congelamento e ficam grudados em placas de gelo.

Terceiro e mais importante conceito técnico: camarões cozinham muito, mas muito rápido. Só devem ser cozidos/fritos em água fervente/óleo bem quente, e muito rápido. Para cozinhar, deixe ferver a água, ponha os camarões sem nada de tempero, conte um minuto e pode tirar. A fritura leva mais ou menos um minuto também.

Valeu as dicas Marcelo, elas são realmente indispensáveis... vamos à receitinha!

MACARRÃO AO MOLHO BRANCO COM QUEIJO E CAMARÃO



1 pacote de macarrão (da sua preferência)
Água, sal e um fio de óleo pra cozinhar o macarrão
500 g de camarão (qualquer tipo, de preferência médio)
1 cubo de caldo de camarão
5 colheres de azeite
1 cebola grande cortada em rodelas
2 dentes de alho
1 copo americano de leite
1 pouco de cheiro verde (coentro e cebolinha)
1 caixinha de creme de leite
4 fatias de queijo provolone picado (mas pode usar queijo prato ou mussarela)
1 pouquinho de salsa (pode ser dessas desidratadas que vem num pacotinho, é mais prática)
Sal a gosto

PREPARO:
Prepare o macarrão e reserve
Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo, junte a cebola e o alho
Deixe por um bom tempo (uns 5 minutos), depois junte o copo de leite, o cubo de caldo de camarão e o cheiro verde e deixe ferver
Salgue a gosto
Passe bem no liquidificador
Coloque novamente na panela e leve ao fogo, junte o camarão, e deixe uns 4 minutos, até o camarão cozinhar
Depois junte o queijo deixe que ele derreta e desligue o fogo, junte o creme de leite e misture
Coloque o macarrão num refratário, coloque o molho por cima e jogue a salsinha

Obs: Você também pode variar colocando leite de coco, extrato de tomate e rodelas de pimentões coloridos, também deve ficar divino...

Bem, a receita é fácil, acho que não vai ter erro. Meu maridão Leandro é um gentleman, tudo que eu faço pra ele é maravilhoso, até miojo, então não serve de cobaia, eu também sou suspeita porque não sei dar nota pra nada que eu mesma faço, só me resta convidar alguém pra provar meu prato pra eu poder contar pra vocês se vale a pena ou não. Vou sair pra comprar os ingredientes e depois conto o resultado pra vocês. Beijo, me liga!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10 DICAS ÚTEIS PARA A DONA DE CASA! 2º Round



01 - Para diminuir o cheiro do bucho é só cozinhar junto com uma laranja ácida com casca, cortada ao meio.


02 - O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.



03 - Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.


04 - Antes de lavar as camisas, aplique shampoo nos colarinhos. O shampoo tira a gordura e facilita a lavagem. (Essa é perfeita! Faz o teste!)


05 - Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.



06 - Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio ou detergente.
07 - Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre dentro do vidro. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.


08 - Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.



09 - Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.


10 - Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refrataria cheia de água para evitar que a carne resseque.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Manual dos Recém-casados!!!!!



Conviver com alguém pela primeira vez não é fácil. Quando se trata de um parceiro com quem você acabou de se comprometer pelo resto da vida, a situação pode ser ainda mais complicada.

A vontade de ser perfeita, de satisfazer as vontades dele e de evitar que ele se arrependa de ter casado com você geram uma tensão desnecessária, quando o que deveria acontecer é os dois desfrutarem e se adaptarem à vida a dois.

Para isso, é preciso justamente que não fiquem juntos o tempo todo. Ou seja, dar espaço ao outro é essencial para que haja aquela vontade de se verem, como acontecia quando não conseguiam se ver todos os dias. Confira algumas dicas para que nada fuja do controle e o casamento seja um sucesso.

Mãos à obra
A primeira manhã em seu novo lar, hora de dar aquele toque pessoal. Comece a decorar e ajeitar o espaço em conjunto. Fique atenta para não pintar os cômodos de rosa: lembre-se de que a casa também é dele.

Fique sempre linda
Ele ser seu marido não é desculpa para que você se descuide da sua aparência. Toda vez que ele te olhar, ele deve se lembrar por que te escolheu como esposa e companheira.


Autocontrole
Tenha em mente que a convivência pode trazer à tona algumas características dele das quais você pode não gostar. Antes de começar uma briga, respire fundo e tentem chegar num acordo.

As primeiras noites
Provavelmente ele não te olhará tão apaixonadamente como antes, nem com tanto desejo. A rotina e os assuntos da casa podem inibir um pouco a paixão. Não deixe que ela morra: faça surpresas à noite sempre que possível.

Transparência nas contas
É importante, desde o primeiro dia, que as contas sejam bem feitas para que o dinheiro nunca seja um problema. Procure adequar os gastos de acordo com a capacidade econômica de cada um.


Diga "não" às pequenas discussões
Tente não repreendê-lo como se fosse sua mãe e estabeleça tratos e acordos para dividirem a casa, o banheiro e o controle remoto da televisão.

Surpreenda-o
Não perca as pequenas coisas que fizeram com que vocês se apaixonassem. Coloque um bilhete de amor no bolso dele, faça uma visita inesperada, dedique uma canção, prepare uma noite romântica. O importante é manter acesa a chama do amor.

Aceite-o como ele é
Lembre-se de que nem todo o amor do mundo é capaz de fazer com que ele mude alguns hábitos que podem parecer irritantes. Ele já era assim antes de vocês se casarem, e mesmo assim você decidiu juntar-se à ele. Então não tente fazê-lo mudar mais do que ele estiver disposto a mudar.

Não seja possessiva
Só porque você se casou com ele, não quer dizer que agora é dona da vida e do tempo do seu marido. Deixe que ele tenha sua independência e seus espaços. Não proíba que os amigos dele o visitem, nem que ele saia para tomar uma cerveja com eles. Também não pegue no pé se ele chegar mais tarde, porque você também vai querer ter esse tempo para curtir suas amigas.

Sempre amigos
Por fim, nunca deixe de ser sua amiga. Faça com que ele tenha, em casa, tudo o que ele precisar, e procurem se divertir com as mesmas coisas de antes, como viagens, cinema, um passeio, festas. Dessa forma, ele nunca terá que procurar isso em outros lugares ou com outras pessoas. 


Como "domesticar" namorados e maridos!


Se existisse um curso para domesticar homens, pode ter certeza que as vagas já estariam preenchidas até 2015. Como tal serviço ainda se encontra indisponível no mercado, tentamos ajudá-la nessa missão quase impossível. No entanto, antes de mais nada, você precisa saber que sem a cooperação do seu amado, pouca coisa irá mudar.

"Qualquer tipo de manipulação é péssimo para o relacionamento", afirma a psicóloga Renata Soifer. Na opinião da especialista, tentar mudar o outro é uma agressão, mesmo que a intenção da mudança seja positiva.

Segundo Renata, a saída é mostrar para o parceiro porque você ficou irritada com determinada situação ou mania. "Se ele compreender e entender que isso vai ajudar na relação, vocês terão um acordo", esclarece.


Uma forma de fazê-lo compreender a necessidade de certas tarefas domésticas é sendo sincera. "Se você quer que ele lave a louça, faça um pedido honesto, explique que está cansada e que naquele dia ele poderia fazer tal serviço. Mas se você exigir que ele lave a louça, ou seja, se fizer disso um exercício de poder, não vai funcionar", exemplifica a psicóloga Silvana Martani.

E quando a cena se repete dia após dia? Um exemplo clássico são as roupas (incluindo as cuecas) jogadas no chão. "A mulher tem que entender porque o homem possui tal atitude. Não ache nada, pergunte. Às vezes nem é intenção dele irritá-la", explica Silvana.

Para a psicóloga, não é eficaz a atitude de "fingir que não está vendo e esperar por uma ação do parceiro". "Isso não funciona, é imaturidade e conspira contra a própria pessoa, pois a mulher ficará mais irritada e, se 'estourar', pode colocar a relação a perder", diz Silvana.

Mais uma vez, a solução é a conversa. E se mesmo depois de um diálogo franco nada funcionar, a profissional dá a dica: "Coloque na balança as atitudes dele. Se equilibrar é porque você está com um homem que vale a pena. Caso contrário, caia fora".

Os opostos se afastam Aquela história de que "os opostos se atraem" é coisa do passado. Segundo a psicoterapeuta Suely Molitérno, o casal tem que compartilhar, tem que ter projetos em comum. "Não temos tempo de viver duas vidas", diz Suely. E ela explica: "A mulher já tem pouco tempo livre, se tiver que fazer o que o outro gosta e não os programas que ela deseja, a relação dificilmente será mantida". Portanto, de acordo com a psicoterapeuta, o casal deve ter preferências semelhantes. Assim, ambos se desgastam menos e não têm o desejo por mudanças.

Ninguém é perfeito
Se engana quem pensa que vai conseguir fazê-lo parar de fumar, beber, sair com amigos, jogar futebol toda sexta à noite, enfim, qualquer que seja o "vício" do amado. "O outro só irá mudar quando o hábito passar a incomodá-lo", explica Silvana. Portanto, só a vontade da companheira não é suficiente.

O segredo é escolher bem para não reclamar depois que você foi vítima da propaganda enganosa. "Apenas cerca de 5% dos casais têm uma ligação afetiva, que provoca a mudança permanente. Esses parceiros mudam para agradar ao outro e para melhorar a relação, não é preciso cobranças", afirma Suely.

Se você se assustou com esse percentual tão baixo, calma. Aí é que está o centro da questão. "Podemos reverter isso para 95%, basta melhorar na busca. Mas para tanto, a mulher precisa, primeiro, se conhecer e ter a auto-estima elevada", esclarece a psicoterapeuta.

No mundo da lua
Se o problema do seu namorado for apenas esquecimento ou dificuldade em estar na hora certa no local esperado, simples táticas podem ajudá-la. Veja a seguir:
- Coloque alarmes na agenda do celular dele para recordá-lo de datas especiais;
- Ligue para ele meia hora antes de se arrumar para sair. Dessa forma irá lembrá-lo do encontro e, ao mesmo tempo, você tem uma perspectiva mais exata sobre a hora que ele irá passar para pegá-la;
- Se o caso for grave, vale a pena marcar compromissos sempre com uns minutinhos de antecedência. Por exemplo, se pretende chegar a uma festa às 21 horas, combine com ele às 20h30.

Serviço (ao site Terra): Renata Soifer - psicóloga
www.terapeuta.psc.br

Silvana Martani - psicóloga
www.psicologa.psc.br

Suely Molitérno - psicoterapeuta transpessoal
www.suelymoliterno.com.br

domingo, 7 de novembro de 2010

É dia de Feira!

     Primeiro domingão depois do pagamento do estado, imaginem hipermercado L-O-T-A-D-O!!!!
     E num lugar tão cheio como estava tive a oportunidade de presenciar uma cena entre um casal que discutia a respeito do tamanho da feira... imaginei que seria uma família grande quando vi o pobre do rapaz tendo que dar conta de 2 carrinhos superlotados e uma cestinha! De repente pararam a discussão para me perguntar se eu achava que um pacote de arroz de 5kg era suficiente para eles por pelo mês todo. Quase caí de costas quando disseram que eram recém casados e que era a primeira compra de supermercado que faziam para apenas eles dois... na hora disse ao rapaz "Meu filho, pode devolver dois desses pacotes que você pegou, na minha casa se come 2 pacotes destes por mês mas somos em 3 adultos e uma criança de 2 anos..." Meu Deus, esses dois precisam de ajuda... e pensando nisso decidi fazer este post para ajudar outros casais que estejam nessa situação!


Antes de mais nada, uma descontraída após a estressante sessão de compras num supermercado lotado:





Agora sim vamos às dicas:




  1. Se pretendem deixar a despensa abastecida para a volta da lua-de-mel o melhor é que comprem apenas produtos de higiene e de limpeza. Se optarem por comprarem logo os alimentos, observem a data de validade e prefiram produtos longa vida;
  2. Não exagerem nas compras, será preciso dois ou três meses até vocês conseguirem definir o quanto consumirão ao longo do mês; Comprem pouco no primeiro mês e anotem o que sobrou e o que faltou e adaptem as anotações na próxima lista de compras;
  3. Hábitos alimentares são características muito pessoais, pessoas diferentes têm hábitos diferentes. Se você vai cozinhar para ele não obrigue-o a comer somente o que você gosta ou sabe fazer. Descubra do que ele gosta e pegue dicas com a mãe dele (dica infalível!);
  4. Para manterem a forma após o casamento é preciso que mantenham uma dieta balanceada; Frutas, verduras e legumes não podem faltar, mas é preciso que se compre em pequenas quantidades para que estejam sempre fresquinhos;
  5. Na hora de armazenar as compras NUNCA misture produtos de limpeza com alimentos. Se não tiver armários separados, compre mais um;

Para ver e imprimir sua PRIMEIRA LISTA DE COMPRAS, Clique Aqui!

Boas Compras!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

10 DICAS ÚTEIS PARA A DONA DE CASA! 1º Round

     Sabe aquela reuniãozinha básica tipo clube da Luluzinha no salão de beleza? Descobri que é uma fonte indispensável para o meu blog... pelo menos uma vez na semana poderei postar uma listinha dessa pra vocês! Salão de beleza e sala de espera de pediatra é ótimo pra trocar dicas e truques domésticos.
     Já no trabalho... to indicando meu blog para minhas colegas do Laboratório pois lá só tem Donas da Casa... rsrs... Carolzinha, dedico este post à você, espero que aproveite este blog para facilitar sua vida com Ricardo e que vocês consigam manter a harmonia do casamento de vocês mesmo você passando longe de ser uma Amélia! Se bem que ele foi avisado disso antes, né! Agora não pode reclamar, rsrs. Tenho certeza que ele tem orgulho de ter uma Dona da Casa ao lado dele! Vamos às dicas?




1- Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.
Veja aqui receita de Banana Empanada.

2- Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto.Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!


3- Para que o fígado não endureça, tempere-o com um tomate maduro amassado.


4- Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

5- Zíper emperrado? Esfregue sobre ele (perto da alça) um sabonete novo e seco. Passe um lápis preto comum (nº 2), riscando para baixo e para cima, forçando em seguida o gancho para frente e para trás, até que comece a correr.


6- As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.


7- Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete se conservará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool.


8- Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.


9- As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.


10- Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.

Visita chegando e casa bagunçada... Xiiii!!!!!!!!!!

Você treme e fica desesperada quando o telefone toca e do outro lado alguém diz que tem visita chegando? Confesso que quando isso acontecia comigo era motivo para ficar de péssimo humor, brigar com meu marido sem motivo, etc.
Depois de alguns “carões” aprendi as 3 coisas mais importantes do mundo (doméstico)!

1. Faça sua pia brilhar.
2. Mantenha sua cama sempre arrumada.
3. Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos.


Essas 3 regras, vão fazer toda a diferença quando você receber a tal ligação que tem visita chegando. Se for no dia seguinte que a visita vai chegar, melhor ainda, dá pra fazer uma faxina de emergência na casa.

Mas se for em 1 hora a melhor solução é ajustar seu timer em 15min. É isso mesmo, se não tiver um timer compre um, ele será seu ajudante geral nos quatro passos que dará agora até sua visita chegar;

  1. Comece ajustando o timer em 15min, pegue um cesto é vá juntando a bagunça da sala, roupas, sapatos, brinquedos, revistas, e o que não pertencer aquele lugar. 15 min é mais do que suficiente;
  2. Ajuste outros 15 e vá para a cozinha, guarde a louça do escorredor e lave o que conseguir nesse tempo. Passados os 15min. largue o que está fazendo do jeito que está;
  3. Nos próximos 15 minutos, corra no quarto arrume sua cama (isso só leva 2min), corra no banheiro, seque a pia (com o papel mesmo), troque a toalha se necessário e dê a descarga. Volte na sala, verifique se ainda tem algo fora do lugar. Ufa! o tempo está acabando!
  4. Nos últimos 15 min. volte pra cozinha e lave a louça que sobrou, limpe o fogão e beba um copo de água ou suco. Ainda devem ter restado 5 min. Suficientes para vc lavar o rosto, trocar de roupa, prender os cabelos e passar um batom...
Antes de abrir a porta respire fundo e receba sua visita com um sorriso no rosto e peça para não reparar na bagunça da sua casa, pois a sua empregada está de férias!!!!

Roteiro de Limpeza detalhada - FAXINA GERAL



Lista de Limpeza Detalhada para o Hall de Entrada:
1. Tire as teias de aranha;
2. Tire pó das venezianas/persianas das janelas e porta da frente;
3. Limpe marcas de mãos dos espelhos dos interruptores e paredes se necessário;
4. Coloque as plantas debaixo do chuveiro (ou use a mangueira de água, o que for mais fácil) e dê uma boa enxaguada. Deixe-as por lá até terminar as tarefas;
5. Tire o pó dos móveis;
6. Tire o pó dos rodapés;
7. Arrume o armário ou cabideiro de bolsas e agasalhos;
8. Varra ou passe aspirador de pó e um passe pano no chão ou mop;
9. Coloque as plantas de volta;
10. Dê seus toques pessoais para fazer a área mais convidativa (no caso de você mesmo execultar a tarefa).


Lista de Limpeza Detalhada para a Sala de Jantar:
1. Tire as teias de aranha;
2. Tire o pó das venezianas/persianas das janelas;
3. Limpe as janelas;
4. Limpe as portas do armário de louças, antes disso dê uma arrumada nos pratos, se for necessário;
5. Limpe e arrumar qualquer gaveta;
6. Limpe e esvazie a mesa de jantar e lustre;
7. Enxague as plantas no chuveiro, depois de terminar a tarefa traga-as de volta para a sala;
8. Tire o pó dos pés das cadeiras;
9. Tire o pó dos rodapés;
10. Mova os móveis e tire o pó debaixo deles (exceto o armário dos pratos ou cristaleira);
11. Varra ou passe aspirador de pó e um passe pano no chão ou mop;
12. Dê seu toque pessoal à mesa (toalha, flores, enfeite, no caso de você mesmo execultar a tarefa).

Lista de Limpeza Detalhada para a cozinha:
1. Esvazie a geladeira/limpe por dentro e por fora;
2. Limpe o microondas por dentro e por fora;
3. Limpe o fogão e o forno;
4. Tire as teias de aranha;
5. Lave as latas de mantimentos e os enfeites;
6. Arrume as gavetas e armários;
7. Passe um pano úmido em cima dos armários, nas bancadas e mesa;
8. Passe um pano úmido nas paredes;
9. Lave as janelas (parte de dentro);
10. Limpe o exaustor, o filtro e o ventilador de teto (se tiver);
11. Limpe as portas dos armários ;
12. Limpe o lustre/globo e lave as lixeiras;
13. Limpe embaixo da pia;
14. Lave as tigelas dos animais de estimação (se tiver);
15 Passe o mop ou pano de chão na cozinha;

Lista de Limpeza Detalhada para a Área de Serviço/Lavanderia:
1. Limpe a máquina de lavar/secar com um pano úmido ou depois use o lustra móveis;
2. Limpe os filtros da lava-roupas e a gosma do recipiente onde coloca sabão/amaciante na máquina de lavar;
3. Jogue fora as embalagens vazias;
4. Jogue fora vassouras/esfregões velhos e rasgados;
5. Jogue fora panos de chão velhos ou rasgados, baldes quebrados;
6. Esvazie a lata de lixo e lave as lixeiras;
7. Verifique os suprimentos de lavar roupas: sabão em pó, amaciante, tira manchas
8. Varra e passe mop/pano no chão;
9. Tire as teias de aranha;
10. Guarde nos devidos lugares todas as roupas;
11. Procure por meias perdidas atrás da máquina de lavar;


Limpeza Detalhada Banheiro
1. Tire as tolhas (para lavar ou secar no sol) e roupa suja (coloque pra lavar);
2. Lave os tapetes do banheiro;
3. Limpe e seque a pia. Guarde tudo o que estiver sobre ela (lave a saboneteira, tire os cabelos de dentro da pia com auxílio de papel higiênico);
4. Limpe o espelho e armário;
5. Arrume as gavetas e armários;
6. Limpe o Vaso Sanitário. Dê a descarga, esfregue o vaso por dentro com sapólio, dê descarga novamente e pingue algumas gotas de desinfetante no vaso; Limpe o vaso por fora com um pano úmido e limpe em volta do vaso também;
7. Tire o lixo e lave a lixeira;
8. Lave os paredes e seque bem;
9. Lave o box/banheira, inclusive as portas e seque;
10. Limpe o chão e seque;
11. Limpe a balança;
12. Jogue fora as embalagens vazias;
13. Recolocar as toalhas de banho e rosto no lugar, bem dobradas.

Limpeza Detalhada do Quarto Extra: 1. Lustre os móveis;
2. Arrume as gavetas/closet;
3. Retire teias de aranha;
4. Lave o protetor do colchão/bata os tapetes;
5. Vire o colchão ;
6. Lave as cortinas;
7. Lave o vidro das janelas;
8. Limpe as venezianas das janelas;
9. Limpe a mesa da máquina de costura;
10. Arrume a estante de livros;
11. Arrume a mesa do computador;
12. Limpe o armário de roupas;
13. Passe um MOP no chão ou Aspirador;
14. Jogue fora o lixo;
15. Adube as plantas.

Limpeza Detalhada para Quarto das Crianças: 1. Lustre os móveis;
2. Arrume as gavetas/armários;
3. Retire teias de aranha;
4. Lave os protetores do colchão/bata os tapetes;
5. Vire os colchões;
6. Lave as cortinas;
7. Limpe as janelas;
8. Arrume as prateleiras de brinquedos;
9. Limpe embaixo das camas;
10. Limpe o armário de roupas;
11. Jogue fora o lixo;
12. Separe as roupas que não servem mais;
13. Passe aspirador de pó embaixo das camas/armários e no chão e o MOP;
14. Tire o pó;
15. Retire as impressões digitais e marcas das portas e paredes;
16. Arrume os vídeos/games/livros;

Limpeza Detalhada para Escritório
1. Limpe a superfície da escrivaninha;
2. Jogue fora as canetas que não funcionam;
3. Aponte os lápis;
4. Jogue o lixo fora;
5. Coloque os itens que devem ser guardados em uma pasta;
6. Não pare para pagar as contas nesse momento;
7. Arrume uma gaveta de cada vez;
8. Jogue fora recibos de 7 anos atrás;
9. Limpe a tela do monitor;
10. Abasteça a impressora com papel;
11. Estipule um lugar para as contas do mês;
12. Aspire o pó de debaixo da escrivaninha e de todo o cômodo e passe o MOP;
13. Tire o pó da mobília;
14. Limpe as janelas;
15. Retire as teias de aranha;
16. Verifique os suprimentos de papel, cartuchos de tinta e envelopes;


LISTA DE LIMPEZA DETALHADA DO QUARTO PRINCIPAL 1. Lave os tapetes;
2. Dê polimento nos móveis com óleo de peroba ou lustra-móveis;
3. Limpe embaixo e atrás das mesas;
4. Retire as teias de aranha;
5. Lave a capa do colchão;
6. Vire o colchão;
7. Esvazie as lixeiras;
8. Limpe as janelas e persianas;
9. Organize os livros na estante;
10. Organize as gavetas;
11. Limpe embaixo da cama;
12. Limpe o chão com mop ou aspirador;

Lista Detalhada de Limpeza para a Sala de Estar:
1. Limpe as teias de aranha;
2. Limpe janelas;
3. Arrume estante de livros;
4. Lave os enfeites ou tire o pó;
5. Limpe a mesa de canto;
6. Arrume armários e gavetas;
7. Tire as marcas de dedos das paredes com um pano úmido e qualquer produto multi-uso;
8. Dê polimento a mobília;
9. Limpe o porta-revistas;
10. Limpe telefone;
11. Limpe embaixo das almofadas;
12. Limpar lareira;
13. Mover móveis e passar o aspirador embaixo;
14. Passar “limpa carpete” (produto próprio para limpeza de carpetes e tapetes) no carpete.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como Treinar a Nova Empregada!

     Contratar uma nova empregada doméstica é uma tarefa complicada. Além de ser de confiança, o ideal é que a pessoa cozinhe e limpe bem, seja organizada, discreta e saiba as manias de todos os integrantes da família. Mas, como a profissional perfeita não chega pronta, é importante treiná-la de acordo com os seus padrões. Afinal, ela não tem como adivinhar que você gosta de café forte e arroz integral feito na panela de pressão, por exemplo, ou que deve organizar as camisas no armário de acordo com as cores.

     É preciso definir bem o perfil da futura funcionária. Isso abrange horário, jornada de trabalho, remuneração, funções e até aspectos mais pessoais, como competências e qualidades individuais. Uma entrevista bem detalhada não deixa brecha para futuros mal-entendidos e evita desgastes.



Veja essas dicas de como treinar bem sua nova empregada!
•    Faça um tour pela casa com a nova funcionária, mostrando os lugares e como as coisas devem ser guardadas. Colocar etiquetas nas gavetas é uma boa ideia. Caso não seja possível acompanhar a empregada pessoalmente, adote o sistema de bilhetes, lista de afazeres e recados. O importante é manter sempre um canal de comunicação. A empregadora quer (e precisa) saber tudo que acontece em sua casa.

•    Se você é fã de uma mesa arrumada, mostre para ela como gosta. Se puder, faça uma foto da mesa posta e deixe com a nova funcionária, para servir de guia no futuro. A empregada deve conhecer todos os hábitos da casa e das pessoas que moram nela; Veja uma dica de como arrumar uma mesa:clique aqui para ampliar a imagem.





•    Caso a empregada fique encarregada das compras de supermercado, o ideal é que você a acompanhe da primeira vez, mostre suas marcas e seus produtos preferidos. Faça uma lista básica e, a cada nova saída, aponte o que deve ser comprado.

•    Faça uma lista com todos os afazeres dela e um cronograma. Se algo não ficou como você queria, converse. Aponte o que não gostou e mostre como preferia que tivesse sido feito. Listar e organizar tarefas diárias, semanais, quizenais e mensais é o treinamento básico inicial no funcionamento de uma rotina de casa;

•    Respeite o combinado no contrato de trabalho da empregada. É comum vermos relações abusivas, com jornadas de trabalho muito extensas e sobrecarga de funções. O tratamento de respeito mútuo deve ser a marca dessa relação;

•    Gosta de comida vegetariana? Que tal colocar sua nova cozinheira num curso, para ela aprender?

Mas se prepare, mesmo depois de seguir esse roteiro e ser a mais detalhista possível... ela NUNCA será perfeita! Cabe a você se controlar nos momentos de fúria ao ver seu tapete de banheiro na beira da pia da cozinha e exercitar a paciência pra ensinar tudo de novo duas, três, quatro vezes... boa sorte!

Agora veja o que encontrei passeando pela net, é uma listinha de regras para se treinar bem uma empregada! É bem divertido mas confesso que achei a autora meio paranóica... rsrsrs... eu não seria tão radical!

Em Busca da Perfeição - 20 regras básicas para treinar uma empregada nova


1. O primeiro esclarecimento que deve ser feito à nova empregada é que ela está em contrato de experiência, por 3 meses, ao final do qual você dirá a ela se ela ficará ou não e, então, se for o caso, terá sua carteira assinada.

2. Você dirá a ela em tom de confidência que toda a família sofre de uma alergia crônica e incurável que que não pode – em nenhuma hipótese – estar exposta à poeira.

3. Você entregará os uniformes à ela e dirá que na cozinha ela terá que estar sempre de touca ou de lenço e que, caso o uniforme suje, ela o trocará por outro.

4. Você dirá que é psicótica-paranóica e que sofre de transtorno-obsessivo-compulsivo e que não pode ver nada desarrumado. Dirá que todas as vezes que ela for guardar alguma coisa e a gaveta estiver desarrumada, ela deverá arrumar. Idem para armários de brinquedos, idem para armário de panelas, idem para armários dos banheiros.

5. Você explicará que a casa é sustentável e que ela deverá escolher o cardápio do dia com base no que vai perecer mais rápido na geladeira. Ex. Se as opções forem espinafre, vagem francesa e batata, ela vai fazer primeiro o creme de espinafre, depois a vagem e por ultimo o purê de batatas.

6. Você vai explicar que, em virtude da sustentabilidade, ela vai separar todo e qualquer lixo e vai tentar quase não pegar sacos plásticos quando for às compras.

7. Vai dizer quais são as tarefas e vai criar um cronograma semanal, para que ela saiba dividir o tempo entre a roupa, a comida e a faxina.

8. Você dirá que “vinco” em calça jeans é coisa do passado e que não se faz mais.

9. Vai dizer que você compra apenas 3 caixas de sabão em pó e 3 frascos de detergente por mês.

10. Você vai pedir que 1 vez por mês ela limpe os armários da cozinha por dentro e as prateleiras de sapato.

11. Na cozinha você vai passar algumas regrinhas básicas:

• Cebola e alho não podem aparecer em pedaços, em hipótese alguma, na comida, a não ser que a receita assim o exija.
• Massa de panqueca grossa é o oitavo pecado capital.
• Fogão tem que estar sempre limpo e a cozinha brilhando.
• Geladeira sempre arrumada, nada despampado ou coberto com papel laminado ou filme mal-colocado (compre tupperwares originais, eu conheço uma moça que os vende, a Deyse, 9485-9521, duram a vida toda e ficam sempre limpos).
• Chegou das compras, pique a salsa e a cebolinha e congele-as em potes.
• Frituras
1 vez por semana, no máximo. Massas idem.
• Diga que mesmo que as crianças digam que não gostam de uma ou outra coisa, que é para ela nunca desistir de colocar um pouco no prato e tentar sempre.
• Nunca colocar no mesmo prato: macarrão e farofa, purê e batata frita, arroz e macarrão e por aí vai. Essas coisas que acontecem e quando a gente vê a gente tem que fazer uma semana de análise para se recuperar.
• Temperatura de comida é quente. Criança tem que se acostumar a comer direito desde cedo
• Ah, ninguém vai ensinar o seu filho a comer de boca-fechada e a segurar direito nos talheres, então esta função é sua, e indelegável.
• Jamais colocar potes de plástico no microondas. Dizem que é ultra-cancerígeno.
• Se sobrar pães, faça torradas.
• O lanche das crianças tem que ir para a escola com uma aparência limpa e arrumada, pois isso pode causar um problema sério de auto-estima no futuro nas crianças. Idem o uniforme. Idem os sapatos, merendeiras e mochilas.


12. Ah, muuuuito importante!!!! Se você é mãe de meninas que não têm cabelos lisos, perca um tempo explicando como se penteia os cabelos e como prendê-los em rabinhos ou penteados com elásticos. Se você não fizer isso, você correrá o risco de ter um ataque cardíaco ao ver sua filha na rua com um rabo de cavalo de um lado só (é, aquele mesmo…) , ou um xuca-xuca no alto da cabeça tão puxado a ponto de franzir a testa da menina.

13. Hum, ainda para as mães de meninas… Explique, na medida do possível, que não se pode misturar estampas de calças com blusas, casacos, etc. Explique quê roupa vai melhor com qual e que com calça Capri não cabe meia ou bota. Peça para que na dúvida ela te telefone, ou opte por roupas lisas, sem misturar muitos os tons.

14. Joque fora todas as faixas de cabelo – ainda que a sua filha tenha guardado uma só para usar com as bonecas. Com certeza se a empregada nova usar ela vai usar de um jeito que não vai ficar bom. Melhor não arriscar.

15. Explique que jamais ela deverá alterar os objetos das salas, dos quartos e da cozinha de lugar. É limpar e manter no lugar, sempre. A decoradora da casa é você.

16. Diga que, caso ela encntre meias furadas, que jogue-as no lixo e não as coloque em gavetas, muito menos nas do seu marido, que vai te atormentar com o assunto. Idem com as camisas sem botões, que só deverão voltar ao armário com o problema remediado.

17. As roupas devem ser sempre dobradas com simetria, para que a pilha de camisas não fique torta. Tenho que confessar que aqui em casa eu nunca consegui, mas boa sorte. Idem para a forma de pendurar toalhas no banheiro. Idem para tudo.

18. Pendurar duas peças de roupa no mesmo cabide é para mim uma ofensa pessoal que me desequilibra pelo resto do mês.

19. Diga, assim, en passant, que você conhece cada um dos itens que habitam as gavetas, os armários e as estantes da sua casa e que numa rápida olhada você é capaz de perceber uma mosca a mais na estante. Ou a menos.

20. Finalmente, diga que o mais importante é que ela se porte na sua casa como se portaria na dela com relação a abusos, tal como telefones, gastos de água, luz e material. Diga que você é uma pessoa legal, mas que está apenas querendo criar regras claras de convivência, que irão beneficiar a todo mundo.



Autora: Mariana Daiha Vidal
Blog: saboreandohistorias.blogspot.com



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Contratando uma empregada doméstica


Do ponto de vista Legal



     Atualmente, tendo em vista o número cada vez mais crescente de trabalhadores informais, ou seja, aqueles que possuem vínculo de emprego de fato mas não são registrados em carteira, se faz necessário assumir uma postura mais justa e consciente.
     Uma das categorias que possuem seus direitos trabalhistas menos respeitados, ensejando com isto uma quantidade elevada de reclamações na Justiça do Trabalho, é a das empregadas domésticas. Ao contrário do que muitos pensam, a contratação deste serviço é muito simples e sua regulamentação, segundo as leis específicas, são mais fáceis ainda, a fim exatamente de incentivar a regularização da situação, bem como evitar eventuais ações na justiça - que muitas vezes se dão imotivadamente.
     Primeiramente, é uma profissão regulamentada por uma lei e pela Constituição da República, e não pela CLT. Isto considerado, cabe definir e esclarecer o que seja, segundo a lei, "empregada doméstica": é aquela pessoa que presta serviços em residência ou local de trabalho, serviços estes contínuos e que não tem finalidade lucrativa para aquele que contrata (pessoa ou família).
     A contratação do serviço não necessita de contrato escrito específico, bastando apenas a assinatura da Carteira de Trabalho da pessoa contratada, da qual deverá constar o salário real a ser pago (nunca inferior ao mínimo), a data de admissão e a natureza dos serviços contratados - sempre domésticos.
Além disso, é recomendável que se exija um atestado médico da pessoa a ser contratada, a fim de verificar-se possível doença ou problema físico que impossibilite os trabalhos, buscando com isto evitar possível acusação do empregador acerca destes fatos.
     É dever do empregador, ao assinar a carteira de trabalho, recolher mensalmente a contribuição da Previdência Social, tendo como base o salário pago e constante do documento.
     Por fim, deve-se ressaltar que são direitos da empregada doméstica o décimo terceiro salário anual, proporcional ao tempo de serviço; repouso semanal remunerado aos domingos (de preferência); férias anuais de vinte dias, remuneradas com base no salário integral, acrescidas ainda de um terço do salário; licença-gestante remunerada pelo período de 120 dias; aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, equivalente a trinta dias e, finalmente, aposentadoria com base no Sistema de Seguridade Social

Da entrevista à Contratação

     Contratar uma doméstica não é tarefa das mais fáceis. Aliás... hoje em dia, é das mais difíceis e sem uma ajudinha, pode contar com 99% de chances de contratar mal... se contratar mal, vai amargar grandes dores de cabeça em pouco tempo.
     Além de, é claro, ter de você mesmo fazer o servicinho pesado!

O QUE É IMPORTANTE OBSERVAR DURANTE A ENTREVISTA COM A CANDIDATA A DOMÉSTICA:

1 - Boa Aparência: Boa aparência aqui não tem nada a ver com uma carinha bonita, sorridente. Nem tem a ver se a candidata se apresenta bem vestida, de batonzinho, brinquinhos de argolas, etc; Refiro-me unica e exclusivamente à questão HIGIENE. Observe se ela tem uma aparência limpa, se está penteada e arrumada sem exageros.

2 - Filhos pequenos: Se você trabalha fora, se depende do trabalho da doméstica no dia a dia, e não pode se dar ao luxo de outorgar a ela o direito de faltar sempre que precisar...é melhor perguntar quantos filhos ela tem e as respectivas idades.
Filhos pequenos, mesmo se ela disser que estão na creche, vão fazer com que ela falte ao serviço, sempre que a creche solicitar. Um dia o filho levou um tombo, no outro dia está febril, no outro tem que levar ao médico....
Se precisa dela presente em casa todos os dias... descarte!
Além disso, creches não funcionam aos sábados, nem feriados. Ela vai ter que levá-los para a sua casa.

3 - Referências: Pedir referências é esquisito?? Não é ... E não basta pedir as referências. Telefone sim. Se perceber que a pessoa está reticente, peça o endereço, vá até lá. Pergunte tudo.
E deixe a candidata esperando até você ter alguma certeza de que vale a pena. Marque dali a alguns dias para que ela volte e obtenha a resposta. 

4 - Alfabetizada?:
Se você não recebe muitos telefonemas e recados em sua ausência, se não precisa que a doméstica vá a bancos e lojas pagar ou receber nada... não tem tanta importância se ela lê bem ou mal. Mas se você tem uma profissão na qual as pessoas vivem ligando (médico, veterinário, advogado, etc) e deixando recados, é importante que haja alguém para atender o telefone e anotar corretamente os recados em sua ausência.
E lembre-se: é muito desagradável ser mal atendido ao telefone ao se ligar para a casa de alguém. Procure saber o grau de instrução da candidata.

5 - Experiência :
Muitas vezes nos deixamos levar pelo fato de que a candidata é também dona de casa e, assim, deve saber fazer o serviço doméstico.
Mas o fato de ter uma casa para cuidar não quer dizer que ela vá cuidar da sua como você gostaria.
Pergunte sobre a experiência em cuidar de casas alheias, como profissional.
Pergunte como ela faria cada serviço, que produtos usaria, quanto usaria... etc.
Algumas sabem fazer o serviço, mas... vão consumir todos os seus produtos de limpeza em um só dia!!!


6 - Cozinha : Se você está contratando uma doméstica que deverá cozinhar, fique esperto.
Muitas, na ânsia de garantir a vaga, dizem saber cozinhar muito bem. Mas na prática você vai ver que mal sabem fazer um café. Pergunte tudo, desde pratos, temperos, até limpeza da cozinha.

7 - Família :
Pergunte sobre a família da candidata, seja detalhista. É importante.
Ela tem uma família normal? Vive com marido, filhos? Ou com pais?
Ou o marido acabou de ser preso por roubo de carros? Ou quem sabe os pais a puseram para fora de casa por uso de álcool ou drogas?
Você pode pensar: 'ah.. mas que tenho eu com a vida dela?'
Tem sim! Se ela não tem uma família normal, o que vai ensinar aos seus filhos na sua ausência? Cada um ensina da própria bagagem de vida, não se esqueça!

Clique aqui e use esta ficha para preencher os dados da candidata à vaga para que você tenha em mãos na hora de decidir qual delas será contratada.

A entrevista é importantíssima!!!
Sem pressa, observando tudo, cada gesto, cada resposta.
De acordo com a legislação trabalhista, domésticas não estão sujeitas a "período de experiência".
Escolheu mal? Para demitir, vai ter que pagar todos os direitos dela, e mais o aviso prévio. Melhor prevenir.



DESCARTE A CANDIDATA QUE:

- Perguntar se o horário de saída é aquele mesmo (horário que você já disse). Isso pode significar que ela está achando "tarde" e vai apressar o serviço para sair mais cedo.

- Perguntar se tem que lavar a roupa, passar, cozinhar... Se o serviço parece demais... sinal de que ela costumava fazer menos onde trabalhou antes. Deixe tudo bem esclarecido, quais as funções que ela terá de desempenhar.


O Ministério do Trabalho dispõe em seu site a Cartilha do Trabalho Doméstico. Clique aqui e imprima. Nela constam todos os direitos e deveres de empregado e empregador, inclusive instruções para preenchimento da CTPS.

ALGUMAS DICAS:

- Não se intimide com o fantasma do "Sindicato". Se você se mantém dentro da lei, em dia com suas obrigações, o sindicato não pode intimidá-lo de forma alguma.

- Idade: Não se deixe levar por questões de idade. Há domésticas de mais idade sem nenhuma afinidade com os afazeres. E domésticas muito jovens que têm larga experiência nesse trabalho


- Faltas não justificadas - O que fazer?
Na 1ª falta, faça uma advertência verbal.
Na 2ª falta, faça uma advertência escrita (e fique com uma cópia, onde ela assinou como "Ciente")
Na 3ª falta, dê uma suspensão de 3 dias (não remunerada, é claro)
Na 4ª falta, você pode demitir por justa causa.

O que são faltas justificadas? São aquelas em que, ao retornar ao trabalho, ela apresenta um atestado médico. O atestado deve informar que ela foi avaliada por um médico e considerada incapaz para o trabalho naquele(s) dia(s). Atenção: isso se aplica somente a casos de doença da doméstica. Faltas por doença de filhos, pais, marido, sogra, etc não são justificadas, nem que ela apresente atestado dado a essas pessoas por um médico.

- Demissão: Se a doméstica falta, e depois telefona avisando que não vai mais trabalhar... não aceite!
Demissão via telefone não tem nenhum amparo legal. Peça a ela que compareça ao trabalho para conversarem sobre o assunto. Pessoalmente, dê a ela a carta de demissão para assinar (retenha uma via).
Pergunte sobre o aviso prévio. Ela vai cumprir os 30 dias? Se ela disser que não (talvez já tenha outro trabalho em vista), faça com que isso conste na carta de demissão, isto é, que ela não vai cumprir o aviso prévio e está ciente de que o mesmo será descontado em suas verbas rescisórias.
Se você não fizer isso, ela poderá dizer mais tarde que foi demitida. O que provará o contrário??
Testemunhas familiares quase nunca são aceitas pelos juizes, e você terá que pagar também o aviso prévio a ela, mesmo não a tendo demitido.
Fiquem espertos! A situação de demissão via telefone está se tornando muito comum nos dias atuais, onde algumas domésticas são orientadas pelos respectivos sindicatos a adotarem esse procedimento, a fim de não assinarem a demissão.

Há muito o que dizer sobre a contratação. Mas, por hoje espero que as dicas aqui postadas ajudem você a não entrar em uma fria!