quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como Treinar a Nova Empregada!

     Contratar uma nova empregada doméstica é uma tarefa complicada. Além de ser de confiança, o ideal é que a pessoa cozinhe e limpe bem, seja organizada, discreta e saiba as manias de todos os integrantes da família. Mas, como a profissional perfeita não chega pronta, é importante treiná-la de acordo com os seus padrões. Afinal, ela não tem como adivinhar que você gosta de café forte e arroz integral feito na panela de pressão, por exemplo, ou que deve organizar as camisas no armário de acordo com as cores.

     É preciso definir bem o perfil da futura funcionária. Isso abrange horário, jornada de trabalho, remuneração, funções e até aspectos mais pessoais, como competências e qualidades individuais. Uma entrevista bem detalhada não deixa brecha para futuros mal-entendidos e evita desgastes.



Veja essas dicas de como treinar bem sua nova empregada!
•    Faça um tour pela casa com a nova funcionária, mostrando os lugares e como as coisas devem ser guardadas. Colocar etiquetas nas gavetas é uma boa ideia. Caso não seja possível acompanhar a empregada pessoalmente, adote o sistema de bilhetes, lista de afazeres e recados. O importante é manter sempre um canal de comunicação. A empregadora quer (e precisa) saber tudo que acontece em sua casa.

•    Se você é fã de uma mesa arrumada, mostre para ela como gosta. Se puder, faça uma foto da mesa posta e deixe com a nova funcionária, para servir de guia no futuro. A empregada deve conhecer todos os hábitos da casa e das pessoas que moram nela; Veja uma dica de como arrumar uma mesa:clique aqui para ampliar a imagem.





•    Caso a empregada fique encarregada das compras de supermercado, o ideal é que você a acompanhe da primeira vez, mostre suas marcas e seus produtos preferidos. Faça uma lista básica e, a cada nova saída, aponte o que deve ser comprado.

•    Faça uma lista com todos os afazeres dela e um cronograma. Se algo não ficou como você queria, converse. Aponte o que não gostou e mostre como preferia que tivesse sido feito. Listar e organizar tarefas diárias, semanais, quizenais e mensais é o treinamento básico inicial no funcionamento de uma rotina de casa;

•    Respeite o combinado no contrato de trabalho da empregada. É comum vermos relações abusivas, com jornadas de trabalho muito extensas e sobrecarga de funções. O tratamento de respeito mútuo deve ser a marca dessa relação;

•    Gosta de comida vegetariana? Que tal colocar sua nova cozinheira num curso, para ela aprender?

Mas se prepare, mesmo depois de seguir esse roteiro e ser a mais detalhista possível... ela NUNCA será perfeita! Cabe a você se controlar nos momentos de fúria ao ver seu tapete de banheiro na beira da pia da cozinha e exercitar a paciência pra ensinar tudo de novo duas, três, quatro vezes... boa sorte!

Agora veja o que encontrei passeando pela net, é uma listinha de regras para se treinar bem uma empregada! É bem divertido mas confesso que achei a autora meio paranóica... rsrsrs... eu não seria tão radical!

Em Busca da Perfeição - 20 regras básicas para treinar uma empregada nova


1. O primeiro esclarecimento que deve ser feito à nova empregada é que ela está em contrato de experiência, por 3 meses, ao final do qual você dirá a ela se ela ficará ou não e, então, se for o caso, terá sua carteira assinada.

2. Você dirá a ela em tom de confidência que toda a família sofre de uma alergia crônica e incurável que que não pode – em nenhuma hipótese – estar exposta à poeira.

3. Você entregará os uniformes à ela e dirá que na cozinha ela terá que estar sempre de touca ou de lenço e que, caso o uniforme suje, ela o trocará por outro.

4. Você dirá que é psicótica-paranóica e que sofre de transtorno-obsessivo-compulsivo e que não pode ver nada desarrumado. Dirá que todas as vezes que ela for guardar alguma coisa e a gaveta estiver desarrumada, ela deverá arrumar. Idem para armários de brinquedos, idem para armário de panelas, idem para armários dos banheiros.

5. Você explicará que a casa é sustentável e que ela deverá escolher o cardápio do dia com base no que vai perecer mais rápido na geladeira. Ex. Se as opções forem espinafre, vagem francesa e batata, ela vai fazer primeiro o creme de espinafre, depois a vagem e por ultimo o purê de batatas.

6. Você vai explicar que, em virtude da sustentabilidade, ela vai separar todo e qualquer lixo e vai tentar quase não pegar sacos plásticos quando for às compras.

7. Vai dizer quais são as tarefas e vai criar um cronograma semanal, para que ela saiba dividir o tempo entre a roupa, a comida e a faxina.

8. Você dirá que “vinco” em calça jeans é coisa do passado e que não se faz mais.

9. Vai dizer que você compra apenas 3 caixas de sabão em pó e 3 frascos de detergente por mês.

10. Você vai pedir que 1 vez por mês ela limpe os armários da cozinha por dentro e as prateleiras de sapato.

11. Na cozinha você vai passar algumas regrinhas básicas:

• Cebola e alho não podem aparecer em pedaços, em hipótese alguma, na comida, a não ser que a receita assim o exija.
• Massa de panqueca grossa é o oitavo pecado capital.
• Fogão tem que estar sempre limpo e a cozinha brilhando.
• Geladeira sempre arrumada, nada despampado ou coberto com papel laminado ou filme mal-colocado (compre tupperwares originais, eu conheço uma moça que os vende, a Deyse, 9485-9521, duram a vida toda e ficam sempre limpos).
• Chegou das compras, pique a salsa e a cebolinha e congele-as em potes.
• Frituras
1 vez por semana, no máximo. Massas idem.
• Diga que mesmo que as crianças digam que não gostam de uma ou outra coisa, que é para ela nunca desistir de colocar um pouco no prato e tentar sempre.
• Nunca colocar no mesmo prato: macarrão e farofa, purê e batata frita, arroz e macarrão e por aí vai. Essas coisas que acontecem e quando a gente vê a gente tem que fazer uma semana de análise para se recuperar.
• Temperatura de comida é quente. Criança tem que se acostumar a comer direito desde cedo
• Ah, ninguém vai ensinar o seu filho a comer de boca-fechada e a segurar direito nos talheres, então esta função é sua, e indelegável.
• Jamais colocar potes de plástico no microondas. Dizem que é ultra-cancerígeno.
• Se sobrar pães, faça torradas.
• O lanche das crianças tem que ir para a escola com uma aparência limpa e arrumada, pois isso pode causar um problema sério de auto-estima no futuro nas crianças. Idem o uniforme. Idem os sapatos, merendeiras e mochilas.


12. Ah, muuuuito importante!!!! Se você é mãe de meninas que não têm cabelos lisos, perca um tempo explicando como se penteia os cabelos e como prendê-los em rabinhos ou penteados com elásticos. Se você não fizer isso, você correrá o risco de ter um ataque cardíaco ao ver sua filha na rua com um rabo de cavalo de um lado só (é, aquele mesmo…) , ou um xuca-xuca no alto da cabeça tão puxado a ponto de franzir a testa da menina.

13. Hum, ainda para as mães de meninas… Explique, na medida do possível, que não se pode misturar estampas de calças com blusas, casacos, etc. Explique quê roupa vai melhor com qual e que com calça Capri não cabe meia ou bota. Peça para que na dúvida ela te telefone, ou opte por roupas lisas, sem misturar muitos os tons.

14. Joque fora todas as faixas de cabelo – ainda que a sua filha tenha guardado uma só para usar com as bonecas. Com certeza se a empregada nova usar ela vai usar de um jeito que não vai ficar bom. Melhor não arriscar.

15. Explique que jamais ela deverá alterar os objetos das salas, dos quartos e da cozinha de lugar. É limpar e manter no lugar, sempre. A decoradora da casa é você.

16. Diga que, caso ela encntre meias furadas, que jogue-as no lixo e não as coloque em gavetas, muito menos nas do seu marido, que vai te atormentar com o assunto. Idem com as camisas sem botões, que só deverão voltar ao armário com o problema remediado.

17. As roupas devem ser sempre dobradas com simetria, para que a pilha de camisas não fique torta. Tenho que confessar que aqui em casa eu nunca consegui, mas boa sorte. Idem para a forma de pendurar toalhas no banheiro. Idem para tudo.

18. Pendurar duas peças de roupa no mesmo cabide é para mim uma ofensa pessoal que me desequilibra pelo resto do mês.

19. Diga, assim, en passant, que você conhece cada um dos itens que habitam as gavetas, os armários e as estantes da sua casa e que numa rápida olhada você é capaz de perceber uma mosca a mais na estante. Ou a menos.

20. Finalmente, diga que o mais importante é que ela se porte na sua casa como se portaria na dela com relação a abusos, tal como telefones, gastos de água, luz e material. Diga que você é uma pessoa legal, mas que está apenas querendo criar regras claras de convivência, que irão beneficiar a todo mundo.



Autora: Mariana Daiha Vidal
Blog: saboreandohistorias.blogspot.com



Um comentário:

Carolina Cavaletti disse...

Amei as dicas! Vou adapta-las e usar aqui em casa.
Carol